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Fiocruz Pernambuco: alunos do Provoc apresentaram relatórios finais

Imagem de estudantes apresentando trabalho em sala de aula

20/06/2014

Fonte: Fiocruz Pernambuco

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Onze alunos do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz Pernambuco apresentaram seus relatórios finais no dia 18 de junho. Deste total, oito são do estágio de iniciação e três do avançado, com trabalhos nos campos da biologia, química e física.

Os alunos falaram sobre os conhecimentos adquiridos e as experiências vivenciadas no programa, que tem o objetivo de despertar e estimular a vocação científica entre estudantes do ensino médio. Além dos alunos e seus orientadores, estiveram presentes o diretor do Colégio de Aplicação, Alfredo Matos Moura Júnior e os coordenadores do Provoc, Marcos Honorato (Colégio de Aplicação) e Heleny Almeida (Fiocruz PE).

Na abertura do encontro, a vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz Pernambuco, Kátia Medeiros, destacou a importância da inserção dos estudantes na dinâmica da pesquisa da instituição. “O programa é importante para os alunos, mas também para a nossa instituição, pois muitos regressam a esta casa através do Programa de Iniciação Científica (Pibic) ou na pós-graduação”, explicou.

A iniciativa é realizada há 17 anos no Recife, selecionando jovens do primeiro ano do segundo grau do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que demonstrem possuir condições intelectuais e interesse pela pesquisa científica. No estágio de iniciação, que tem a duração de um ano, com carga horária mínima de quatro horas semanais, o aluno conhece e vivencia o cotidiano de trabalho de um pesquisador. Já para ingressar no estágio avançado, o estudante passa por um processo de seleção e desenvolve um projeto de pesquisa durante 18 meses, com o mínimo de oito horas semanais.

Os orientadores da Fiocruz PE foram os pesquisadores Regina Bressan (Microbiologia), Rosângela Barbosa (Entomologia), Fábio Brayner e Luiz Carlos Alves (ambos do Departamento de Parasitologia). Também foram orientadoras as professoras Maria do Carmo Alves e Ana Maria Alves, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Marta Bibiano, do Colégio de Aplicação.

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