Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa do I Encontro Estadual de Saberes Populares e Tradicionais de Saúde


02/06/2021

VPAAPS

Compartilhar:

A Fiocruz, por meio da coordenação de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), está apoiando e compondo a equipe organizadora do I Encontro Estadual de Saberes Populares e Tradicionais de Saúde que será realizado de 6 a 8 de junho de 2021. O evento é online, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do endereço: https://www.raizes2021.sinteseeventos.com.br/inscricoes/capa

O encontro é uma oportunidade para promover a visibilidade de grupos culturalmente diferenciados, que se reconhecem como tradicionais, promovendo momentos de encontro, trocas de experiências, mas, principalmente, criando narrativas sobre as práticas realizadas.

A iniciativa também visa o início de um mapeamento e reconhecimento dos territórios com seus integrantes da saúde, lançando assim a Rede Estadual de Benzedeiras, Raizeiros, Mateiros e Pajés do Rio de Janeiro. A programação conta com palestra, rodas de conversa, atividade cultural, távolas e oficina. 

O site disponibiliza uma série de vídeos do Canal Saúde, da VídeoSaúde Distribuídora da Fiocruz e de outros parceiros que abordam a temática do evento. 

O último dia do encontro será marcado com uma síntese e leitura de uma carta construída pelos participantes.

Os profissional do SUS, que atendem essas comunidades, não podem ficar de fora desse encontro.

Voltar ao topoVoltar