Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa do evento 'Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde' do Ministério da Saúde


01/12/2017

Por: Kath Lousada (VPPCB/Fiocruz)

Compartilhar:

Nesta quarta e quinta-feira (30/11), a Fiocruz participa do evento Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: conectando pesquisas e soluções, organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégico (Decit) do Ministério da Saúde (MS). Realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o evento conta com representação da Fundação em um estande institucional, com a participação da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, da Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec), do Serviço de Equivalência e Farmacocinética (Sefar), do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS/Farmanguinhos), e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

Com auditório lotado, a abertura foi conduzida pela diretora do Decit/MS, Camile Giaretta Sachetti, seguida pela fala de boas-vindas do diretor de departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Rodrigo Gomes Marques Silvestre. Participou também deste momento Ferid Murad, vencedor do prêmio Nobel de Medicina em 1998. 

Ao longo dos dias, a programação acontece em painéis temáticos. O objetivo é debater os maiores avanços científicos de temas emergentes da agenda de saúde, buscando a troca de conhecimento, o estímulo à inovação no país e a conexão entre resultados de pesquisas e a geração de soluções em saúde. 

O evento conta com a presença de 48 representantes de instituições nacionais e uma Feira de Oportunidades. No primeiro dia de programação, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS – 2017, que visa valorizar a comunidade científica que contribui para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde no país. O prêmio está na décima sexta edição e contabilizou 522 projetos inscritos em cinco categorias: Trabalho Científico Publicado; Tese de Doutorado; Dissertação de Mestrado; Produtos e Inovação em Saúde e Experiência Exitosa do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS).

Concorre ao prêmio na categoria Produtos e Inovação em Saúde, Renato Rozental, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTS/Fiocruz), com o projeto de Hipotermia Cerebral, um capacete portátil para resfriamento do cérebro de neonatos com déficit de oxigenação, que minimiza o desenvolvimento e a gravidade de lesões neurológicas que podem ser letais ou deixar sequelas. Por ser portátil, o produto desenvolvido pela equipe de Rozental permite que seja disponibilizado em unidades móveis de atendimento de urgência.

Voltar ao topoVoltar