Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa de Seminário Nacional de Educação em Agroecologia 


11/07/2023

Angélica Almeida (Agenda de Agroecologia/VPAAPS)

Compartilhar:

Atividade realizada no Campus de Castanhal do Instituto Federal do Pará (IFPA) contou com a presença de membros da Fiocruz Brasília (Gereb), Fiocruz Ceará, Fiocruz Pernambuco (IAM), de vários grupos da Fiocruz que tem sede no estado do Rio de Janeiro (EPSJV, ENSP, Creche Fiocruz, OTSS) e do Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS)

Buscando aproximar reflexões relacionadas aos campos da saúde e da agroecologia, representantes da Fiocruz Recife, Brasília e Manguinhos participaram do III Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA), promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), de 04 a 07 de julho, no Instituto Federal do Pará (IFPA), no Campus de Castanhal.

Com o tema: “Construindo caminhos para o fortalecimento dos territórios do Bem Viver”, o seminário foi composto por mesas redondas, painéis, oficinas, rodas de diálogo e mostra de projetos. Foram abordadas a relação entre agroecologia e educação, a profissionalização e curricularização em agroecologia e as diferentes formas de produção do conhecimento associadas às experiências nos territórios e aos processos educativos formais em escolas, universidades e Institutos Federais. Também fizeram parte da programação a feira de “Saberes e Sabores”, visitas de campo e “Tapiris de Saberes” - ambientes dedicados à reflexão, compartilhamento e aprofundamento de experiências científicas e populares.

A pesquisadora Helena Rodrigues, da Agenda de Saúde e Agroecologia da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), explica que o estímulo à participação das trabalhadoras e trabalhadores no seminário se insere no conjunto de ações relacionadas ao estudo, à pesquisa, à organização e participação em cursos e atividades, buscadas no eixo de saberes pela Agenda. 

“Em sintonia com o último Congresso Interno da Fiocruz, temos desenvolvido esforços compatíveis com a atualização da agenda científica de futuro institucional, que busca responder aos desafios de redução das desigualdades sociais e avançar na produção técnico-científica inovadora, incentivando investigações transdisciplinares e em rede, no diálogo de saberes científicos e tradicionais”, afirma.

Como parte deste mesmo esforço, também está sendo impulsionada pela Agenda de Agroecologia, a participação de trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz no XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), por meio do pagamento da inscrição de quem for primeira autora ou autor de trabalhos aprovados. O CBA será realizado de 20 a 23 novembro no Rio de Janeiro e as submissões de trabalhos são aceitas até 12 de julho.

Educação, saúde e agroecologia

A sistematização “Tecendo redes de experiências em saúde e agroecologia”, realizada pela Agenda de Saúde e Agroecologia, identificou que mais de 40% das 91 experiências cadastradas pelas diferentes unidades da Fiocruz são do tipo “Ensino-pesquisa-extensão”, sobretudo relativas a “cursos livres (sem titulação)”. Participaram do III SNEA pessoas envolvidas na condução de iniciativas em educação e agroecologia, como forma de ampliar a troca de conhecimentos e de atuação na interface saúde e agroecologia.

 

Voltar ao topoVoltar