Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa da Semana Internacional de Acesso Aberto 2022


24/10/2022

VPEIC/Fiocruz

Compartilhar:

Dentro da Fiocruz e ao redor do mundo, sabe-se da importância do Acesso Aberto (AA), que nada mais é do que a livre disponibilidade de conteúdo digital de caráter técnico-científico a qualquer pessoa.

Desde 2014, a Fundação estabelece uma Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, para fortalecer os mecanismos de preservação e visibilidade de sua produção científica, aumentar o impacto e contribuir para o desenvolvimento da ciência. Devido ao seu compromisso cada vez maior com a promoção do AA, a Fiocruz participa da Semana Internacional de Acesso Aberto 2022. Este é um evento global cujo tema principal é Aberto para a Justiça Climática e acontecerá entre os dias 24 e 30 de outubro. 

 A Fiocruz sediará uma série de atividades e eventos entre os dias 24 e 27 de outubro, que serão abertas a todos os interessados no tema. A Semana reforça o compromisso institucional com a Ciência Aberta e o Acesso Aberto como ações que servem tanto para compartilhar conhecimento, quanto para diminuir impactos das mudanças climáticas.  

Confira abaixo os temas que serão discutidos na Fiocruz:

Plataformas para gestão, compartilhamento e abertura de dados
No primeiro dia, 24/10 às 9h, ocorre a “Apresentação das Plataformas para gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa na Fiocruz: Arca Dados e FioDMP”. O evento será transmitido pelo YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Saiba mais clicando aqui.

Conheça o Arca Dados

Aberto para a justiça climática

O dia 25/10 tem eventos diretamente relacionados ao tema escolhido para Semana de 2022.

Às 9h30, acontece o evento “Promoção de Territórios Sustentáveis e Saudáveis: articulando Ciência Cidadã e Ciência Aberta”, promovido pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), com transmissão pelo YouTube da Ensp/Fiocruz. Conheça a programação.

No mesmo dia, às 14h, também em formato virtual, ocorrerá a palestra “Desafios do acesso aberto para a justiça climática” organizada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). Mais informações sobre o evento disponíveis no site do Icict

Periódicos em acesso aberto e democracia na sociedade digital
No dia 26/10, na parte da manhã, às 9h30, editores científicos discutem os desafios e as perspectivas de como as instituições acadêmicas e de pesquisa podem estimular a publicação em Acesso Aberto para aumentar a visibilidade e o impacto das pesquisas. O evento intitulado "Como as instituições acadêmicas e de pesquisa podem estimular a publicação em Acesso Aberto para aumentar a visibilidade e o impacto das pesquisas"? também terá a apresentação do Portal de Periódicos da Fiocruz com novas funcionalidades justamente para facilitar o Acesso Aberto. Leia a matéria sobre este evento aqui.

Na parte da tarde, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) fará uma aula aberta, às 14h, com o tema: “Democracia e soberania na sociedade digital”. Para mais informações, acompanhe aqui

Ciência aberta: gestão de dados de pesquisa
Por fim, no dia 27/10, está previsto o evento “Gestão de dados de pesquisa no âmbito da Ciência Aberta” às 14h, organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), com inscrições disponíveis aqui.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar