Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Minas lança livro sobre a história da unidade

Homem segura o livro mostrando a capa

05/06/2023

Fonte: IRR/Fiocruz Minas

Compartilhar:

Como foi a criação do Instituto René Rachou? Por que a unidade, instalada em Minas Gerais, passou a fazer parte da Fiocruz, com sede no Rio de Janeiro? De que forma, desde os seus primeiros anos de existência, contribuiu para o enfrentamento de epidemias e se estabeleceu na área de ensino? As respostas para esses e outros questionamentos sobre a trajetória da instituição estão no livro História e Ciência: Instituto René Rachou – Fiocruz Minas, lançado oficialmente nesta quarta-feira (31), durante a abertura da Jornada Científica e 31ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic).

A publicação, organizada pela historiadora Natascha Carvalho Ostos e pelo diretor do IRR, Roberto Sena Rocha, faz parte do Projeto Memória: Trajetória Histórica e Científica do Instituto René Rachou- Fiocruz Minas, iniciativa que visa valorizar e preservar a história da instituição. “Para mim, é motivo de satisfação contribuir para contar a história da instituição porque, dos 68 anos de existência do IRR, acompanho 47 deles. Entendo que pensar o futuro da Fiocruz Minas requer pensar no que foi feito e, a partir daí, seguir em frente. Então, é por isso que assumi este projeto e quero aproveitar o momento para agradecer a todas as pessoas que, com suas memórias, nos ajudam a contar essa história”, destacou o diretor do IRR, Roberto Sena Rocha, durante o lançamento.

Com 199 páginas, a obra está estruturada em dois eixos: o primeiro, intitulado Trajetória histórica e a atuação do Instituto René Rachou, aborda os marcos institucionais dentro do contexto científico e da saúde pública. São 13 textos que, ao tratar sobre momentos relevantes na história administrativa e organizacional da unidade, apresentam informações sobre o cenário epidemiológico em diferentes épocas, além de fatos marcantes ocorridos no campo político do país. Já o segundo eixo, Personalidades do Instituto René Rachou, traz artigos biográficos sobre profissionais da unidade, que contribuíram com a construção do conhecimento científico nos séculos XX e XXI.  Ao todo, 22 perfis buscam apresentar trajetórias que expressam o compromisso do IRR com a ciência nacional, a saúde e bem-estar da população brasileira.

“Os textos que compõem a publicação resultaram de entrevistas, pesquisa documental e bibliográfica. Na primeira parte, buscamos mostrar as origens da unidade e suas diversas fases administrativas. Já na segunda, o foco são as trajetórias de profissionais do IRR. Quisemos mostrar que instituição e pessoas andam lado a lado, mostrando uma ciência que é feita por pessoas. O desejo agora é que o livro seja apropriado pelos trabalhadores e estudantes do IRR”, afirmou a historiadora Natascha Carvalho Ostos.

Autora do texto de abertura do eixo Personalidades do Instituto René Rachou, a pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rita de Cássia Marques ressaltou que, embora sejam 22 perfis, a ciência é uma construção coletiva que não se faz apenas com 22 pessoas. “Esses 22 perfis que compõem este primeiro volume são, portanto, representantes de todas as outras milhares de pessoas que foram relevantes para o sucesso da instituição. Contar essas histórias é muito importante para estimular as próximas gerações”, afirmou. Além da pesquisadora da UFMG, o livro conta com outras duas contribuições: a do pesquisador Jaime Larry Benchimol, da Casa de Oswaldo Cruz, que escreveu o texto de abertura do primeiro eixo, e a da pesquisadora Polyana Aparecida Valente, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), autora do perfil da pesquisadora Virgínia Schall.

Vale ressaltar que os textos que compõem o livro foram publicados originalmente no site da Fiocruz Minas. Segundo os organizadores da obra, o formato livro foi desenvolvido com o intuito de diversificar os canais de disponibilização de informações. Além disso, esse outro formato implica em outra percepção de leitura, permitindo ao público estabelecer conexões de sentido conforme diferentes percursos de leitura, que pode ser linear, descontínuo, por período, entre outros.

A versão online do livro está disponível no site da Fiocruz Minas.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar