Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Minas celebra dez anos de pesquisas em assistência farmacêutica

Cinco integrantes do grupo posam para foto segurando o livro

11/09/2023

Fonte: Fiocruz Minas

Compartilhar:

O Grupo de Estudos Transdisciplinares em Tecnologias em Saúde e Ambiente (Getesa), da Fiocruz Minas, comemora, em 2023, dez anos de pesquisas voltadas para a assistência farmacêutica. Para celebrar a data, a equipe promoveu recentemente o seminário Diálogos sobre Assistência Farmacêutica no contexto da Atenção Primária à Saúde: desafios e perspectivas. O evento contou com a presença de representantes de diferentes instituições, entre elas Ministério da Saúde; Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG); Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG); Conselho Estadual de Saúde (CES/MG); Conselho Regional de Farmácia (CRF/MG), Federação Nacional dos Farmacêuticos, além de profissionais de secretarias de saúde de diversos municípios mineiros. Também prestigiaram o encontro pesquisadores que atuam em outras unidades da Fiocruz. Durante o seminário, foram lançados o livro Diagnóstico situacional da Assistência Farmacêutica Municipal: uma síntese de evidências no contexto da atenção primária à saúde e um website do grupo Getesa.

“Foi um evento bastante produtivo, com um rico debate sobre os mais diversos aspectos que envolvem a Assistência Farmacêutica e a Atenção Primária. Tivemos uma excelente participação, com a presença de profissionais de diferentes instituições. E interessante foi ter representantes das três esferas de governo, ou seja, União, estado e municípios, bem como dos usuários, por meio do Conselhos de Saúde. Foi muito legal ver o interesse das pessoas pelo tema, pois mostra que estamos no caminho certo, contribuindo para consolidar e fortalecer o SUS”, afirma a pesquisadora Tatiana Luz, coordenadora do Getesa e uma das organizadoras do seminário.

Com 251 páginas, o livro Diagnóstico situacional da Assistência Farmacêutica Municipal: uma síntese de evidências no contexto da atenção primária à saúde foi um dos destaques do evento. Organizado pelas pesquisadoras Tatiana Chama Borges Luz, da Fiocruz Minas, e Noemia Urruth Leão Tavares, da Universidade de Brasília (UnB), a publicação é fruto de um minucioso trabalho de pesquisa que levantou os principais estudos relacionados à Assistência Farmacêutica, a fim de traçar um panorama completo sobre a atual conjuntura dessa área no país, com base em evidências científicas.

Ao todo, são 16 capítulos, distribuídos em cinco unidades, que contemplam aspectos essenciais para a implementação da Assistência Farmacêutica, que são gestão estratégica, gestão técnica, gestão local, cuidado farmacêutico e resultados selecionados. A publicação reúne textos autores de diferentes instituições, que se debruçaram sobre o tema, buscando fazer não somente um compilado do que foi levantado, mas apresentar as informações atrelando-as à rotina de quem vivencia, diariamente, os desafios da área. O livro conta ainda com uma série de infográficos, com o intuito de oferecer o conteúdo de forma leve e didática.

“A proposta de elaboração do livro teve início em 2020, a partir da divulgação de um edital da Fiocruz com foco na Atenção Primária, tendo por objetivo financiar projetos com aplicabilidade ao SUS. A publicação é, na verdade, desdobramento de um projeto maior, chamado “Planeja Minas”, que visa contribuir para o fortalecimento das políticas públicas baseadas em evidências para a Assistência Farmacêutica no contexto da Atenção Primária, nos municípios mineiros. Além do livro, também está prevista uma capacitação voltada para gestores e profissionais de saúde, que será realizada em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, de forma que possam elaborar suas próprias políticas de Assistência Farmacêutica, atendendo à realidade local”, conta Tatiana.

Website

Outro destaque do seminário foi o lançamento do website Getesa, espaço virtual que visa dar visibilidade à atuação do grupo e fazer um registro de sua trajetória. A página reúne informações sobre as principais atividades da equipe, apresentando artigos, teses e dissertações, projetos em andamento, participações em eventos, entre outras ações. Traz também um espaço destinado a compartilhar editais abertos e outras oportunidades para estudantes e profissionais da área. Há ainda uma área que reúne as principais notícias sobre o trabalho do grupo.

“Procuramos apresentar os três eixos em que atuamos: pesquisa, ensino e extensão. A ideia é aproximar o grupo das pessoas, especialmente nosso público-alvo, que são as pessoas que trabalham com o tema da Assistência Farmacêutica. Para isso, nosso site utiliza diversos recursos, como textos, fotos, vídeos. Buscamos mostrar o conteúdo de forma bem intuitiva, para que o público não tenha nenhuma dificuldade em consultar as informações”, diz Tatiana.

Voltar ao topoVoltar