Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica promove evento de promoção da saúde para as comunidades da Colônia Juliano Moreira 


10/03/2023

Isis Breves (FMA/VPAAPS/Fiocruz)

Compartilhar:

Sarau: Saúde em Cena contará com uma programação cultural para o fortalecimento do SUS no território 

No próximo sábado, dia 11 de março, a Fiocruz Mata Atlântica (FMA) localizada na zona oeste do Rio promoverá o evento “Sarau: Saúde em Cena”. Será um dia inteiro de programação de promoção da saúde para as comunidades da Colônia Juliano Moreira, território em que a Fiocruz está inserida. A participação cultural no evento será um mecanismo (educação não formal) para que os temas de saúde sejam trabalhados de forma lúdica e acessível a todos os públicos.

Cartaz Sarau Saúde em Cena dia 11 de março das 10h às 18h no Campus Fiocruz Mata Atlântica

Segundo Isabel Bonna, coordenadora da Escritório Técnico de Saúde Humana da FMA, o objetivo do evento é a divulgação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em territórios com vulnerabilidade social, com a participação popular e dos dispositivos de saúde, assistência, educação e cultura de Jacarepaguá. “A programação inclui temas de saúde, com enfoque na prevenção de doenças. A sensibilização comunitária para as medidas preventivas envolverá diversas ações, lúdicas e científicas, com a distribuição de materiais educativos e atividades para a população local. O evento inclui também a geração de renda para as comunidades locais, com a comercialização de comida, bebidas e artesanatos, além de uma programação cultural musical (músicas regionais, samba, forró e muito mais) e encenações teatrais com temas em saúde”, explica. 

Essa iniciativa faz parte da missão da FMA na contribuição com o desenvolvimento da região de forma saudável e sustentável e integra a missão da Fiocruz no fortalecimento da promoção da saúde e do SUS. 

Programação: 

Cultura
11h - Bandana Split – Colégio Pedro II
12h - Estella Saraiva e Álvaro Fusco (Forró e Samba)
13h - Caipirando, alma carioca de viola
15h - Banda 762. Organização Museu Bispo do Rosário (samba e música brasileira) 

Atividades e serviços 

  • Ciência na estrada: educação e cidadania do Instituto Oswaldo Cruz
  • Casa interativa: Casa Virgínia do Instituto Oswaldo Cruz
  • Clínicas da Família Arthur Bispo do Rosário: ação tenda da Saúde IST 
  • Clínicas da Família Raphael de Paula Souza: ação tenda da saúde Vacinação 
  • Vetores das leishmanioses: atividades lúdicas e científicas com distribuição de material educativo
  • Laboratório Interdisciplinar de Vigilância Entomológica em Diptera e Hemiptera- do Instituto Oswaldo Cruz
  • Movimento Morhan: Hanseníase- Educar para detectar e curar
  • Barracas da Fiocruz Mata Atlântica para exposição dos projetos do campus 

 
Saiba mais sobre a Fiocruz Mata Atlântica:

O Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (FMA/Fiocruz), ligado diretamente à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), foi implantado em 2003, na área da Colônia Juliano Moreira (CJM), em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, a Fiocruz desenvolvia nesta região, desde o fim dos anos 1990, pesquisas voltadas para a produção de fitoterápicos por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz). 

A Fiocruz Mata Atlântica está situada numa área de aproximadamente 500 hectares (equivalente a 5 milhões de metros quadrados) e localiza-se no Maciço da Pedra Branca, parcialmente sobreposto ao parque estadual do mesmo nome. Por ser um campus diferenciado em suas características geográficas – situado na fronteira entre a área urbana e a floresta remanescente da Mata Atlântica, o PDCFMA/Fiocruz realiza projetos e ações que contam com a participação da população para contribuir com o desenvolvimento da região de forma saudável e sustentável. 
Ao articular e integrar saúde urbana e ambiental, a equipe multidisciplinar a Fiocruz Mata Atlântica coloca em prática o direito à saúde e à cidade em diálogo com a sociedade e com os movimentos sociais locais. 
 



 
 

Voltar ao topoVoltar