Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica é palco de troca de saberes sobre agroecologia


11/10/2022

FMA/VPAAPS/FIOCRUZ

Compartilhar:

Encontro faz parte do projeto Ará, que tem promovido ações voltadas à saúde e à agroecologia em diferentes territórios do Rio de Janeiro

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro acontecerá o II Encontro Ampliado do Colegiado do Projeto Ará no campus da Fiocruz Mata Atlântica (FMA), na zona oeste do Rio. A iniciativa faz parte do projeto “Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Saúde em populações vulnerabilizadas de agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais rurais e urbanas no contexto da Covid-19”, coordenado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e realizada de forma integrada com a FMA, o Fórum Itaboraí e o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, em parceria com diversas organizações e comunidades. 

Serão recebidos cerca de 70 participantes dos territórios de atuação, com o objetivo de troca compartilhada de saberes, reconhecimento e intercâmbio de experiências locais, a fim de fortalecer as comunidades diretamente envolvidas no projeto. Além das vivências, o encontro contará com feira e exposição de produtos agroecológicos, ciranda para as crianças e atividades culturais, buscando avançar no planejamento de ações coletivas que articulem a incorporação de tecnologias sociais com geração de trabalho e renda, inclusão social, organização comunitária e segurança alimentar e nutricional. 

Claudemar Mattos, da equipe da Agenda de Saúde e Agroecologia da Fiocruz, explica que o projeto se propõe a formar uma rede sociotécnica de atuação, que é estratégica para consolidar a ação da Fiocruz nos territórios, de forma a fortalecer experiências de saúde e agroecologia e a exercitar uma gestão compartilhada com parceiros institucionais como a Embrapa, a Articulação Nacional de Agroecologia e a Associação Brasileira de Agroecologia, bem como com comunitários de diversas associações de agricultoras e agricultores e do Fórum de Comunidades Tradicionais. “É uma experiência de promoção da saúde e agroecologia que une e vai conformando uma rede de práticas que não são só tecnológicas, mas também de resistências, de valorização de territórios, dos costumes, do cultivo de alimentos saudáveis, de integração social, de promoção de autonomia, do protagonismo das mulheres e juventudes”, avalia.

Fiocruz Mata Atlântica 

A Fiocruz Mata Atlântica (FMA) está localizada e atua no território do setor 1 da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. A FMA vem desenvolvendo atividades voltadas para regularização fundiária e urbana dessa localidade, com base no reconhecimento do direito social à moradia digna. Também constrói soluções territorializadas para fortalecer ações comunitárias e iniciativas empreendidas pelas famílias, visando à melhoria da qualidade de vida, à garantia de direitos e ao acesso a políticas públicas. 
 
 
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar