Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança vídeos sobre conservação dos acervos científicos e culturais


22/08/2023

Cristiane Albuquerque (COC/Fiocruz)

Compartilhar:

Com um patrimônio construído ao longo de mais de 120 anos, formado por itens que contam a história da saúde pública no Brasil, a Fiocruz reúne e mantém um significativo acervo composto por arquivos, bibliotecas, coleções, biológicas e iconográficas, instrumentos e equipamentos, reunidos num singular conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico. Para manter viva essa história e garantir a preservação e o acesso a esses bens, a instituição realiza uma série de ações de conservação.  

Responsável por essas ações em alguns desses acervos, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promoveu, durante a 5ª edição do Fórum Fiocruz de Memória, realizado nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, o lançamento da série de vídeos de curta duração Fiocruz preservando o patrimônio das ciências e da saúde, mostrando a prática da conservação dos acervos científicos e culturais e a trajetória da preservação na instituição. As produções ficarão disponíveis no canal da Casa no YouTube. 

 

“Composta por quatro categorias, a série apresenta à comunidade Fiocruz, a profissionais do campo da preservação e áreas culturais afins, e à sociedade em geral ações de conservação desses acervos que abarcam diferentes tipologias”, explica Maria Luisa Gambôa Carcereri, do Serviço de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa e uma das coordenadoras da iniciativa.  

O primeiro conjunto de vídeos é da categoria Por trás dos tapumes, que apresenta o registro das obras realizadas nos edifícios históricos da Fiocruz. O Castelo Mourisco, símbolo da instituição, é o protagonista da história.

“Entre os anos de 2020 e 2022, o Castelo passou por uma série de intervenções para atualizar tecnologicamente a edificação e torná-la ainda mais segura para a sua preservação, os trabalhadores e visitantes que a frequentam e os acervos que abriga”, conta Éric Gallo que também coordena a ação. 

Além de Por trás dos tapumes, outras categorias estão sendo desenvolvidas, como a História de um acervo, que abordará a constituição dos acervos sob a guarda da instituição e suas características. 

Voltar ao topoVoltar