Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança segunda edição do curso de territorialização de políticas públicas

Alunos na sala

25/05/2018

Por: Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

A Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz oferece ao público no próximo mês a segunda edição do curso livre Estratégias para territorialização de políticas públicas em favelas. As inscrições ficam abertas até o dia 6 de junho. Elaborado a partir do acúmulo de experiências do órgão no assessoramento e apoio às organizações comunitárias de Manguinhos, o programa tem como objetivo contribuir na formação de moradores de bairros periféricos e favelas, atuantes ou interessados em atuar junto a organizações sociais, de bairro, ONG’s, projetos sociais, coletivos e movimentos sociais para intervirem em seus contextos sociais com vistas à promoção de territórios saudáveis. A iniciativa conta com o apoio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).

O curso irá apresentar bases conceituais, categorias analíticas e metodologias para construção de diagnósticos sociais, além de propostas de intervenção e mobilização que reforcem uma governança democrática nos territórios de favelas. Um dos principais fundamentos da proposta político-pedagógica deste curso é a articulação de atores sociais residentes ou atuantes nessas localidades para construção, monitoramento e controle social de iniciativas originadas a partir das demandas reais identificadas nas favelas.  

Reforçando o processo de desenvolvimento do curso serão abordadas as ferramentas para elaboração de projetos sócio-comunitários onde serão apresentadas, também, as diferentes estratégias de captação de recursos – das mais convencionais (como por meio de editais) às mais alternativas, como formação de redes de economia solidária, entre outras.
 
Critérios para inscrição e seleção

As inscrições para o curso estão abertas e deverão ser feitas ser feitas no Campus Virtual Fiocruz. Os candidatos devem ser preferencialmente moradores (ou atuantes em organizações/movimentos) das favelas do Complexo do Alemão e da Penha, Maré, Manguinhos, Jacarezinho; possuir ensino fundamental completo e ter disponibilidade para comparecer às aulas às terças e quintas-feiras, de 18h às 21h, na EPSJV, campus Manguinhos da Fiocruz. Serão disponibilizadas 30 vagas, e a carga horária é de 130 horas/aula.
 
A seleção será feita a partir da análise do perfil dos candidatos, especialmente de suas experiências em organizações da sociedade civil e movimentos sociais (no sentido amplo), descritas no formulário no ato da inscrição, e se necessário for, complementada por entrevistas individuais.
 
A Cooperação Social apoia e reforça as iniciativas existentes no território de Manguinhos pela Presidência da Fiocruz desde 2009. Foi um dos atores sociais que se articularam para criação do Fórum Social de Manguinhos - para controle social das obras do PAC Manguinhos -, do Conselho Gestor Intersetorial (Teias-Escola/ENSP) – monitoramento e controle da execução da política de saúde no âmbito do território, do Conselho Comunitário de Manguinhos, do EJA Manguinhos, além de fomentar por meio de convênios as atividades de organizações comunitárias do bairro.  

As inscrições podem ser feitas pela internet.

Serviço

Curso Livre Estratégias para Territorialização de Políticas Públicas em Favelas
Inscrições: De 24 de maio a 6 junho de 2018
Início das aulas: 14 de junho
Dia e hora das aulas: Terças e quintas, de 18h às 21h00
Local: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz Campus Manguinhos
Endereço: Avenida Brasil, nº 4.365 – Manguinhos – Rio de Janeiro, RJ
Gratuito

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar