Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança Programa de Desenvolvimento de Pessoas em Ciência Aberta


12/09/2023

Anne Clinio (Vpeic/Fiocruz)

Compartilhar:

A Fiocruz lança, nesta quarta-feira (13/9), o primeiro Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) para o Ecossistema da Ciência Aberta do país. Trata-se de uma iniciativa pioneira para capacitar cerca de 200 trabalhadores da administração pública federal com objetivo de tornar a pesquisa mais acessível para a comunidade científica e para a sociedade brasileira. O lançamento do programa será realizado às 9h30 em uma transmissão ao vivo pelo canal da VídeoSaúde no YouTube.  

O PDP Ecossistema da Ciência Aberta da Fiocruz é uma iniciativa precursora entre instituições públicas de ensino e pesquisa brasileira para o desenvolvimento de competências, conhecimentos e habilidades demandados pela Ciência Aberta para seus trabalhadores. A ideia é que os profissionais se tornem aptos a promover e monitorar ações de implantação da Ciência Aberta, disponibilizando dados e informações científicas para a sociedade brasileira, além de fomentar a gestão, compartilhamento e abertura de processos de pesquisa com a participação de cidadãos. 

De acordo com a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, o lançamento do PDP inaugura um processo de educação permanente dos trabalhadores que atuam nos Núcleos de Ciência Aberta. "É uma iniciativa que cria oportunidades de atualização e crescimento dos profissionais que, por sua vez, fortalecem a atuação da Fiocruz em um cenário global de profundas transformações no campo científico”, afirma Cristiani. 

Ciência Aberta na Fiocruz  

Desde 2014, a Fiocruz vem construindo um ecossistema robusto para promover a Ciência Aberta na instituição e, nos últimos anos, o maior foco é a capacitação de pessoas. Vanessa Jorge, coordenadora do Fórum de Ciência Aberta, instância de caráter executivo que elabora estratégias de implantação da Ciência Aberta na Fiocruz, relembra os marcos dessa trajetória. “Formulamos as políticas de Acesso Aberto em 2014, diretrizes para Recurso Educacionais Aberto em 2019 e a de gestão, compartilhamento de dados para pesquisa em 2020. Associadas a essas políticas, implementamos infraestruturas como o Arca, Educare e o Arca Dados. Atualmente, mantemos nove revistas científicas e centenas de livros da editora Fiocruz em Acesso Aberto", comenta.

"Além disso, oferecermos serviços de depósito assistido e oportunidades de capacitação. Só no Programa de Formação Modular em Ciência Aberta são oito cursos na modalidade de ensino à distância, abertos, gratuitos com mais de 20 mil inscritos. Temos ainda o curso Introdução à Ciência Aberta, que adquiriu o status de disciplina transversal aos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz por ser considerado estratégico na formação de profissionais do campo da Saúde”, explica Vanessa. 

Ela ainda complementa. “A qualificação e engajamento desses profissionais foi considerada imprescindível para a plena adoção da Ciência Aberta na instituição. Por isso, nesse primeiro momento, o Programa irá trabalhar preferencialmente com os 200 integrantes dos 21 Núcleos de Ciência Aberta indicados pelas unidades. O nosso principal objetivo é preencher lacunas de conhecimento, competências técnicas e habilidades pessoais, mas a programação do PDP inclui atividades de planejamento e apoio a estruturação dos próprios núcleos”, destaca a coordenadora. 

Primeira oferta do programa prevê quatro percursos de aprendizagem  

O PDP Ecossistema da Ciência Aberta é formado por diversos percursos de aprendizagem. No primeiro percurso Introdução à Ciência Aberta são oferecidas informações relacionadas às suas principais dimensões, um panorama geral sobre iniciativas nacionais e internacionais, marcos legais, além de políticas institucionais da Fiocruz. Em breve, novos percursos irão contemplar temas como o Acesso Aberto, a gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa e a Educação Aberta.  

Tanto o Programa de Desenvolvimento de Pessoas quanto os percursos de aprendizagem estão sendo desenvolvidos em uma parceria entre a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz) e a Escola Corporativa Fiocruz, que em 2018, participou da elaboração do Programa de Formação Modular em Ciência Aberta.

A coordenadora da Escola Corporativa Fiocruz, Carla Kaufman, ressalta que o programa foi elaborado para contribuir com a organização dos Núcleos de Ciência Aberta bem como com o fomento do sistema ao instrumentalizar os membros dos NCAs para que possam operacionalizar a política de Ciência Aberta. "A nossa equipe desenvolveu o programa de modo customizado, usando soluções educacionais específicas que promovem a geração, assimilação, difusão e aplicação do conhecimento por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua para promover o ecossistema", reforça.

Percurso de aprendizagem

O percurso de aprendizagem é um modelo de aprendizado que oferece ações integradas, síncronas e assíncronas, para promover os novos conhecimentos e comportamentos sobre o tema estudado. Os participantes poderão navegar pelo percurso conforme as suas escolhas, com acesso aos diversos materiais e atividades, prosseguindo de acordo com os seus interesses e revendo o que mais lhe interessa.  

Durante o percurso, além do acesso a materiais educacionais (textos, vídeos e cursos), o participante poderá realizar atividades interativas para reforçar seu entendimento sobre os temas, assim como acompanhar o seu desempenho por meio da barra de progresso.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar