Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança política institucional de acessibilidade e inclusão


13/09/2019

Fonte: Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência

Compartilhar:

Acaba de ser lançada a Política da Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de promover práticas mais inclusivas e acessíveis na instituição a partir de princípios, ações estratégicas e diretrizes. Proposta pelo Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, a política resulta de uma construção coletiva que se deu a partir da realização de uma consulta pública ao longo de um ano e que recebeu contribuições de trabalhadores, estudantes e diferentes instâncias da Fiocruz e também da sociedade em geral. 

As recomendações apresentadas pelo documento recém-lançado têm como referência a legislação vigente no país para os direitos das pessoas com deficiência e também a Tese 11 aprovada no VIII Congresso Interno da Fiocruz, em dezembro de 2017. Com esta tese, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reafirma o posicionamento institucional por uma sociedade mais justa e equânime, comprometida com a diversidade do povo brasileiro e suas demandas e com o enfrentamento de todas as formas de discriminação, exclusão e violência. 

O lançamento da política aconteceu durante o 3º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, realizado no dia 24 de setembro de 2019, no Auditório Térreo da Ensp, no campus Manguinhos da Fiocruz. As ações políticas e estratégicas recomendadas pelo documento estão distribuídas entre as áreas de: educação e pesquisa; informação e comunicação; trabalho; e infraestrutura. 

Acesse a política, disponível nas seguintes versões:

Voltar ao topoVoltar