Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Fiocruz lança livro que mostra projetos inovadores do SUS para a saúde de idosos


25/11/2020

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Dezenas de municípios e estados, de Norte a Sul do país, têm projetos criativos e inovadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) totalmente voltados para a promoção da saúde da pessoa idosa. Pela primeira vez, esses projetos foram reunidos e analisados numa obra única, o livro Boas práticas na gestão de saúde da pessoa idosa – Políticas públicas e promoção da saúde na prática do SUS, que reúne 11 estudos realizados por 24 especialistas em Saúde Pública da Fiocruz num esforço do Laboratório do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento da Fiocruz (Gise/Fiocruz) e da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde (Cosapi/Dapes/Saps/MS).

A obra foi organizada por Dalia Romero e Débora Castanheira, pesquisadoras do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fiocruz (ICICT/Fiocruz), e será lançada na próxima sexta-feira (27/11), às 15h, num seminário virtual com a participação das duas organizadoras e transmissão pelo canal VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube.

Segundo Dalia e Débora, o livro se propõe a vários objetivos. Um deles é “incentivar a criação de redes colaborativas que fomentem a aproximação da pesquisa e da inovação tecnológica com as práticas de saúde vividas no cotidiano das gestões municipal e estadual do SUS”, conforme dizem na apresentação da obra. Outro objetivo é dar visibilidade a experiências de gestão pública municipal e estadual de promoção da saúde da pessoa idosa, de forma a contextualizar de forma crítica o quadro epidemiológico e o estado das políticas públicas brasileiras sobre idosos. 

Por fim, segundo a apresentação, a publicação se propõe ainda a “discutir temas de saúde da pessoa idosa a partir de um enfoque interdisciplinar e registrar, dar visibilidade e disseminar as respostas que o SUS tem lançado mão para responder às demandas das pessoas idosas”.

O livro está dividido em 11 capítulos,  que tratam de temas como: Prevenção de quedas; Combate à violência; Importância da participação em atividades sociais; Prevenção de agravos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no SUS; Reabilitação de pessoas idosas no SUS; Intersetorialidade na atenção à saúde das pessoas idosas; Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa; Matriciamento da  atenção à saúde da pessoa idosa no SUS; Organização da atenção à saúde da pessoa idosa; Cuidado e assistência domiciliar; e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. 

“Cada capítulo tem como função mostrar como expe¬riências realizadas no interior do SUS podem ser soluções criativas e ino¬vadoras para responder aos desafios em cada um dos temas. Por isso, cada capítulo fará uma breve introdução sobre o tema com o objetivo de explicar sua importância para a saúde pública brasileira levando em consideração o quadro epidemiológico, além de fazer um panorama das políticas públicas brasileiras atinentes”, diz a apresentação do livro.

A programação do lançamento, além das organizadoras, abertura com a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, e o diretor do Icicit/Fiocruz, Rodrigo Murtinho.

Serviço

Seminário do Centro de Estudos do Icict
Lançamento do livro “Boas práticas na gestão de saúde da pessoa idosa – Políticas públicas e promoção da saúde na prática do SUS”
Data: 27 de novembro
Horário: 15h
Transmissão

Voltar ao topoVoltar