Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança espaço virtual para jovens de 12 a 18 anos


23/06/2008

Compartilhar:

Fiocruz lança espaço virtual para jovens de 12 a 18 anos

A Fiocruz lança o Fiojovem, um espaço virtual sobre saúde e ciência voltado ao público de 12 a 18 anos. O projeto é resultado de construção coletiva, que contou com a participação de um grupo de consultores formado por estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz.

Sexualidade, nutrição, saúde mental, saúde ambiental e inovações científicas no setor são os cinco grandes temas do Fiojovem, definidos a partir dos encontros realizados com os alunos, que também opinaram sobre a linguagem a ser adotada, o formato dos textos, as preferências estéticas, a arquitetura de informação, o tratamento visual e a estrutura de navegação. A proposta do novo sítio é manter grupos de consultores jovens de diferentes composições para avaliarem o conteúdo e sua apresentação.

Não há o compromisso de cobrir o factual, mas sim de oferecer conteúdos sobre a temática do projeto que estejam relacionados ao cotidiano dos jovens. Para apoiá-los na fase de definição profissional, foi criada uma área na qual estudantes e profissionais opinam sobre as carreiras que escolheram, nos níveis médio e superior.

Como espaço hipertextual, o Fiojovem oferece ao visitante diferentes possibilidades de navegação. O sítio estimula a interatividade, por meio do debate entre os visitantes, comentários em todas as seções, além de produções colaborativas.

O projeto é uma realização do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), com a parceria da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e do Museu da Vida, todos da Fiocruz. 

Voltar ao topoVoltar