Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança documentário Saúde & Alegria no 24º FICA


19/06/2023

Silvia Batalha (VPAAPS/FIOCRUZ)

Compartilhar:

O 24° Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) recebeu o lançamento do documentário "Saúde & Alegria", uma produção do Canal Saúde da Fiocruz, em parceria com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da instituição. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura de Goiás em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), ocorreu de 13 a 18 de junho, apresentando uma extensa programação com o tema "Cerrado Amazônia, dois territórios, um só futuro".


 
O documentário "Saúde & Alegria" retrata, de forma emocionante e inspiradora, a resiliência das comunidades ribeirinhas que vivem no coração da Amazônia, às margens do rio Tapajós. A produção destaca o projeto Saúde e Alegria, que promove a saúde e garante a atenção às populações ribeirinhas, por meio de iniciativas comunitárias que se tornaram políticas públicas de saúde. Durante dez dias de filmagens, o documentário captou imagens e depoimentos que evidenciam a importância dessas ações que unem saúde individual e coletiva, e integram a saúde das pessoas com a saúde do ambiente.


 
A participação da Fiocruz no 24° FICA foi uma oportunidade de ampliar o alcance do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da instituição (FioPROSAS), especialmente no componente de cultura e divulgação científica. Guilherme Franco Netto, coordenador do projeto, ressaltou que essa participação abriu possibilidades de cooperação técnica com a UFG, visando o estabelecimento de uma mostra audiovisual da Fiocruz a partir do próximo FICA. Além disso, há planos para organizar a memória de todas as edições do festival e levar o FICA itinerante para as escolas de Goiás, com o objetivo de promover educação ambiental desde a infância.


 
O lançamento do documentário contou com a presença de Guilherme Franco Netto, coordenador do FioPROSAS, Yasmine Saboya, coordenadora de conteúdo do Canal Saúde e diretora do documentário, Eugenio Scannavino, fundador do Projeto Saúde e Alegria, Silvia Batalha, assessora de comunicação da VPAAPS e Lorena Covem, integrante do FioPROSAS. Eugenio Scannavino expressou sua gratidão à Fiocruz e aos parceiros pelo documentário, destacando a qualidade do conteúdo e das imagens produzidas e enfatizou a importância de participar de um festival com foco em temas indígenas, quilombolas e de pequenos produtores, e de contribuir para um acervo cultural voltado para o meio ambiente.
 
Yasmine Saboya ressaltou a oportunidade de mostrar projetos que promovem a saúde e trazem soluções reais a longo prazo. Ela destacou a beleza e o envolvimento da comunidade no projeto Saúde & Alegria, ressaltando que é gratificante produzir conteúdo quando há tanto engajamento e inspiração. 
 
O documentário "Saúde & Alegria" e a parceria entre a Fiocruz e o Projeto Saúde e Alegria são marcos importantes no caminho para a conscientização, a valorização das comunidades tradicionais e a busca por soluções sustentáveis na Amazônia. A produção audiovisual retrata uma experiência que se tornou referência no Sistema Único de Saúde, inspirando outras iniciativas e organizações a fazerem mais em prol da saúde e do meio ambiente.
 
 

Voltar ao topoVoltar