Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança chamada voltada a meninas estudantes do ensino médio


29/12/2022

Isabela Schincariol

Compartilhar:

Parece incrível, mas em pleno 2022 mulheres ainda enfrentam obstáculos em busca da igualdade de gênero. Na Fundação Oswaldo Cruz, temos muitas mulheres de referência, e que trabalham e incentivam outras mulheres a estudarem, crescerem e conquistarem seus espaços. Em um movimento que vem se fortalecendo ao longo dos anos, acaba de ser lançada a chamada Mais meninas na Fiocruz - Imersão Verão. A iniciativa - voltada exclusivamente a estudantes mulheres do ensino médio vinculadas a escolas públicas e residente no Rio de Janeiro - selecionará meninas para vivenciarem atividades de pesquisa durante três dias na Fiocruz-RJ. As inscrições terão início em 2 de janeiro!

+Acesse a chamada Mais meninas na Fiocruz - Imersão Verão, disponível no Campus Virtual Fiocruz

A atividade tem como principal objetivo estimular e promover a participação de jovens na pesquisa ligada à saúde pública, despertando o interesse nas áreas de ciência, tecnologia e
inovação em saúde pública; incentivando o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico; possibilitando o acesso das participantes aos espaços culturais e científicos da Fiocruz-RJ; além de destacar trajetórias de mulheres cientistas na Fiocruz.

Inscrições vão de 2 a 22 de janeiro de 2023  

As estudantes selecionadas participarão de atividades relacionadas ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência de 2023, ligado ao Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, e vivenciarão diversas atividades de pesquisa nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro de 2023. 

Comemorada em 11 de fevereiro, a data foi instituída em 22 de dezembro de 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas da Organização das Nações Unidas (ONU) e passou a integrar o calendário de eventos da Fiocruz em 2019. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com a colaboração de instituições e parceiros da sociedade civil, e dá visibilidade ao papel e às contribuições das mulheres na ciência e tecnologia, reafirmando e fortalecendo a participação do gênero no âmbito científico.

 

Voltar ao topoVoltar