Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lamenta o falecimento do pesquisador brasileiro Isaias Raw


14/12/2022

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

Em nome dos pesquisadores e do conjunto de trabalhadores, a presidência da Fundação presta suas homenagens e reconhecimento ao médico, professor, pesquisador e ex-diretor do Instituto Butantan, Isaías Raw. Falecido, em São Paulo, na noite desta terça-feira (13/12) aos 95 anos, Raw atuava no desenvolvimento da vacina da dengue no Butantan. Conhecido por sua trajetória acadêmica, Raw formou-se pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) em 1950, com mestrado e doutorado em bioquímica na mesma universidade, onde também foi professor livre-docente e titular no departamento de bioquímica da faculdade. Foi cassado pelo AI-5, e teve de sair do Brasil durante a ditadura militar, período no qual foi professor visitante da Universidade Hebraica de Jerusalém, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e do Centro Biomédico de de Harvard (Nova York).


O professor, pesquisador e ex-diretor do Instituto Butantan Isaías Raw no laboratório do Centro de Biotecnologia (foto: Rodrigo Capote/Folhapress)

Raw era membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e, em mais de 70 anos de vida acadêmica, trabalhou em pesquisas científicas de extrema importância, como na descoberta de enzimas que atuavam no ciclo do tripanossomo causador da doença de Chagas, e na presença de fragmentos de RNA mensageiro em organelas no núcleo celular. Por seu mérito científico notável e grande contribuição para o avanço do ensino em ciências, recebeu, o título de Comendador e a grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, a mais alta condecoração científica no país. 

Voltar ao topoVoltar