Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz institui e regulamenta Fórum de Preservação Digital


11/08/2021

Fundação Oswaldo Cruz

Compartilhar:

A Fundação Oswaldo Cruz institui e regulamenta o Fórum de Preservação Digital, como instância colegiada de caráter permanente, vinculada ao Comitê Gestor do Preservo, conforme previsto na Política de Preservação dos Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz e no Programa de Preservação Digital de Acervos da Fiocruz. As informações constam das portarias da Presidência 386 e 388, de 5 de agosto de 2021.

Além de assessorar o Comitê Gestor do Preservo no cumprimento de suas atribuições quanto à preservação digital dos acervos científicos e culturais da Fundação, o Fórum de Preservação Digital tem como principais atribuições articular, propor e orientar as ações do Programa de Preservação Digital de Acervos, analisando e emitindo parecer técnico sobre os Planos de Preservação Digital desenvolvidos pelos diferentes acervos da Fiocruz.

O Fórum de Preservação Digital será composto por representantes designados por meio de Portaria da Presidência, compreendendo coordenação, coordenação adjunta e representantes da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), da Coordenação-Geral de Administração (Cogead), da Coordenação-Geral de Tecnologia de Informação (Cogetic) e do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (SIGDA).

Previsto para se reunir duas vezes ao ano, em caráter ordinário, o Fórum pode ser convocado extraordinariamente por seu coordenador ou por requerimento de um dos representantes com aquiescência de pelo menos dois terços dos seus membros. Por se tratar de conselho de caráter consultivo, o produto ou decisão das discussões será sistematizado e apresentado sob formato de recomendações ao Comitê Gestor do Preservo.

Confira na íntegra as portarias da Presidência:

Portaria nº 386 - Institui_o_Fórum_de_Preservação_Digital
Portaria nº 388 - Aprova_o_regulamento_interno_do_Fórum

Conheça o Programa de Preservação Digital de Acervos da Fiocruz.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar