Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz inicia processo eleitoral

Fachada do castelo Fiocruz

29/09/2020

CCS/Fiocruz

Compartilhar:

O processo eleitoral para a presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referente à gestão do período 2021/2024, está aberto. O Regulamento Eleitoral das Eleições 2020 foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da instituição (CD Fiocruz) e está disponível para consulta. Podem concorrer profissionais de competência técnico-científica e/ou notório saber, pertencentes ou não ao quadro de servidores da instituição. A votação será realizada virtualmente no período de 17 a 19 de novembro.

As inscrições poderão ser feitas no período de 5 e 9 de outubro. Cabe ao Conselho Deliberativo homologar as candidaturas em nova reunião, marcada para 14 de outubro. As campanhas eleitorais, com regras definidas pelo Regulamento, acontecem entre 19 de outubro e 14 de novembro. A homologação do resultado pelo CD será feita em 23 de novembro.

Lista tríplice

A votação será feita em um único turno e o eleitor votará em até três candidatos, indicando sua ordem de preferência. A lista tríplice será formada dentre os candidatos que tenham obtido votação igual ou superior a 30% na soma das três posições do total de votos válidos. Essa lista de nomes será encaminhada pelo CD Fiocruz para o ministro da Saúde. 

Eleitores

Têm direito a votar servidores da Fiocruz em atividade, de qualquer das unidades ou escritórios da instituição; servidores cedidos oficialmente de outras instituições públicas, com mais de um ano de atividades na Fundação; e servidores ocupantes de cargos de confiança, com mais de um ano de atividades na Fiocruz.

Votação

O sistema de votação será on-line, permitindo que os servidores da Fiocruz, devidamente habilitados, participem do processo eleitoral, utilizando-se de dispositivo conectado à internet, para a escolha do candidato, envio remoto do voto e a confirmação do depósito na urna virtual. Para o acompanhamento da comunidade da Fiocruz e controle social, a Comissão Eleitoral fará transmissão on-line do fechamento das urnas virtuais e apuração nos canais de comunicação institucionais.

Voltar ao topoVoltar