Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz e TVE Bahia promovem debate sobre audiovisual e saúde no FSM


13/03/2018

Por: André Bezerra (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Promovendo sua missão de disseminar e fomentar a produção audiovisual para a cidadania, a VideoSaúde Distribuidora, da Fiocruz, participará da próxima edição do Fórum Social Mundial, que ocorre de 13 a 17 de março, em Salvador. Além de realizar debate sobre audiovisual e saúde, será apresentada a Seleção Pública de Projetos Audiovisuais em Saúde do Selo Fiocruz Vídeo, que está com inscrições abertas.

A primeira parte da atividade será o debate Audiovisual, Saúde e Cidadania, no dia 14 de março, às 8h, em parceria com a TV Educativa da Bahia (TVE/BA), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fiocruz Bahia. Será exibido o documentário Mulheres das Águas (2016), do diretor Beto Novaes e lançado pelo Selo Fiocruz Vídeo. Depois da exibição, haverá um debate com a participação dos pesquisadores Paulo Pena e Thaís Gomes, da UFBA, e de representantes dos movimentos de mulheres pescadoras e marisqueiras no estado da Bahia, como Eliete Paraguaçu, que foi uma das trabalhadoras retratadas no filme.

Em seguida, às 10h, no mesmo local, será realizada atividade de apresentação do concurso de seleção de projetos audiovisuais em saúde do Selo Fiocruz Vídeo, com a participação do diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Rodrigo Murtinho, o diretor geral da TVE/Irdeb, Flávio Gonçalves, e a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza.

O edital do Selo Fiocruz Vídeo visa promover o fomento a novas produções audiovisuais sobre temas de saúde. As inscrições são gratuitas e abertas a empresas produtoras de qualquer região do Brasil, para projetos de obras originais e inéditas, que ampliem o acesso do público em geral aos conhecimentos e debates sobre principais questões de saúde pública brasileira. São duas categorias, sendo seis documentários e uma animação, que podem receber apoio financeiro entre R$ 85 mil a R$ 220 mil.

Dentre os temas privilegiados por esta edição estão: atenção primária em saúde e Estratégia Saúde da Família, determinação social da saúde, doenças negligenciadas, transmissíveis e não transmissíveis, gravidez na adolescência e amamentação, história da saúde pública e das ciências, saúde do trabalhador, saúde e ambiente, saúde mental, saúde nas prisões, vigilância em saúde e violência e saúde e outros.

Selo Fiocruz Vídeo
O Selo Fiocruz Vídeo é uma marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde, que populariza e democratiza o acesso ao conhecimento em saúde pública por meio da comercialização de DVDs a baixo custo e na internet, em acesso aberto.

 

Programação

Fórum Social Mundial - Salvador/BA
Debate: Audiovisual, Saúde e Cidadania
Data: quarta-feira, 14 de março de 2018
8h - Exibição do filme "Mulheres das Águas"
Debate com Paulo Pena, Thaís Gomes (UFBA), Eliete Paraguaçu e representantes de movimentos sociais
Mediador: Paulo Lara (VideoSaúde)
10h - Lançamento do 3º Concurso Selo Fiocruz Vídeo para produtores audiovisuais
Com Rodrigo Murtinho (diretor do Icict), Flávio Gonçalves (diretor-geral do IRDEB/TVE Bahia) e Marilda de Souza (Fiocruz Bahia).
Local: Faculdade de Comunicação/UFBA - Sala 13 - Campus Ondina - Rua Barão de Jeremoabo, s/n - Salvador - BA - Brasil | 40170-115

Voltar ao topoVoltar