Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz e PlantForm assinam parceria para medicamento contra câncer de pulmão


28/03/2023

Gabriella Ponte (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e biofarmacêutica canadense PlantForm Corporation assinaram, no dia 24 de março, um acordo de codesenvolvimento do biofármaco biossimilar pembrolizumabe (do originador Keytruda®) em plataforma vegetal, indicado para o tratamento de câncer de pulmão. A cooperação científica e tecnológica tem o objetivo de trazer o biossimilar pembrolizumabe de baixo custo para o Brasil e desenvolver até cinco futuros produtos para atender à demanda por medicamentos de alto valor agregado mais acessíveis ao Sistema Único de Saúde (SUS).


Cooperação científica e tecnológica tem o objetivo de trazer o biossimilar pembrolizumabe de baixo custo para o Brasil (foto: Manuela Machado, Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Estavam presentes na cerimônia de assinatura do contrato o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Maurício Zuma; o vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Sotiris Missailidis; o vice-diretor de Produção, Luiz Lima; o gerente do Programa de Biofármacos, Hugo Defendi; a gerente do projeto do Pembrolizumabe, Anna Erika Araujo; a gerente da Divisão de Novos Negócios, Perla Villani; e sua colaboradora, Aline Louzada; e a colaboradora da Assessoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Joyce Brandão.

A produção dos anticorpos será feita por Bio-Manguinhos/Fiocruz em parceria com a Plantform. As duas instituições também fecharam acordo com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que ficará responsável por validar os anticorpos produzidos, por meio de testes pré-clínicos em modelos animais, a serem realizados no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), vinculado à Faculdade de Medicina.

“Esse acordo para o desenvolvimento de medicamentos é de alta importância para o país no tratamento de câncer. Começa com o tratamento de câncer de pulmão, mas há várias outras indicações para o Pembrolizumabe, que se pode ampliar. Incluímos no plano de trabalho a possibilidade de explorarmos a tecnologia para outros cinco novos produtos, prevendo uma colaboração de longo prazo entre as instituições parceiras. A intenção é que os novos biofármacos sejam produzidos na unidade de Bio-Manguinhos que está sendo construída em Eusébio, no Ceará”, afirma Sotiris Missailidis.

A colaboração com a PlantForm culminará com os ensaios clínicos de Fase 1 e Fase 3 do biossimilar pembrolizumabe. Após a conclusão bem-sucedida dos ensaios clínicos, Bio-Manguinhos/Fiocruz começará a fornecer o produto para o SUS.

O câncer de pulmão em mulheres representa um grande problema de saúde, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Enquanto a incidência deste tipo de câncer em homens vem caindo gradativamente, apesar de números ainda elevados, nas mulheres vem aumentando nos últimos anos. Dados do Inca divulgados em novembro de 2022 mostram um aumento de 0,4% na estimativa de casos novos de câncer de pulmão em mulheres para 2023, em comparação com a última estatística de 2020. Já no caso dos homens houve uma queda na mesma porcentagem, 0,4%. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar