Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz e Butantan sediam a 25ª Assembleia Geral Anual do DCVMN


22/09/2023

Fiocruz e Instituto Butantan

Compartilhar:

A Fiocruz será um dos anfitriões da 25ª Assembleia Geral Anual da Rede de Fabricantes de Vacinas de Países em Desenvolvimento (Developing Countries Vaccine Manufacturers Network - DCVMN na sigla em inglês), que ocorrerá na cidade de São Paulo em 2024. Junto ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, também sediará o evento, que reúne fabricantes de imunizantes e promove o debate sobre estratégias para ampliar o desenvolvimento de vacinas em países de baixa e média renda. Também participam da assembleia os principais órgãos de saúde pública mundiais, como chefes de Estado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 


O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, foi convidado a subir ao palco (21/9) durante o encerramento da 24ª edição do evento (foto: Divulgação)

O anúncio das instituições que vão sediar a próxima edição do evento foi feito pelo CEO da DCVWN, Rajinder Suri, durante a sessão de encerramento da 24ª assembleia, realizada entre os dias 19 e 21 de setembro na Cidade do Cabo, na África do Sul. "Tratam-se dos dois maiores laboratórios públicos nacionais do Brasil se unindo para fortalecer essa rede na busca por ampliar o acesso às vacinas", afirma o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. 

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, participou, nesta quinta-feira (22/9), da 24ª edição do evento na África do Sul. Ele destacou a importância de conciliar as pautas com o G-20. "Com o Brasil assumindo a presidência do G-20 em 2024, será uma excelente oportunidade para trabalharmos juntos para buscarmos uma agenda comum entre DCVMN e o G-20”, disse. 

“Bio-Manguinhos já teve a oportunidade de ser o anfitrião de uma das reuniões da rede, em 2019, no Rio de Janeiro. Será um prazer poder recepcionar novamente nossos parceiros do DCVMN, desta vez, em conjunto com nossos amigos do Butantan”, celebra o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Mauricio Zuma.

O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, também esteve presente na assembleia. “Será um prazer enorme para o Instituto Butantan e a Fiocruz sediar a próxima assembleia. Acredito fortemente que o futuro da vacinação para a saúde pública está aqui, neste grupo de pessoas e de empresas, no esforço que todos nós fazemos”, comentou Kallás.

O evento também contou com a participação de nomes importantes da saúde pública, como o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e o diretor da Opas, Jarbas Barbosa, que participaram por videoconferência; o gerente-geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária brasileira (Anvisa), Fabricio Carneiro de Oliveira, e o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Mauricio Zuma.

DCVMN

O Developing Countries Vaccine Manufacturers Network (DCVMN) é uma aliança de fabricantes de vacinas, que tem como objetivo tornar sólido e viável o fornecimento de imunizantes de alta qualidade para países em desenvolvimento.

O encontro, realizado desde 2000, reúne 40 produtores de imunizantes de mais de 15 países, além de órgãos de saúde pública mundiais. Edições anteriores já passaram pela Índia, China e Coreia do Sul.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar