Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz divulga resultados de sua primeira pesquisa de egressos


21/09/2020

Por: Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:

Mulheres representam a grande maioria de estudantes da Fiocruz, é o que revela a primeira etapa do Ciclo de Pesquisa de Egressos realizado pela Fundação no ano de 2019. Dos 8.559 alunos da pós-graduação presencial formados entre janeiro de 2013 e maio de 2019, o levantamento obteve retorno de 51% deles. Sobre a vida profissional, foi percebido aumento do percentual de ex-alunos exercendo atividades após o término do curso. No que se refere à área de atuação, a maioria dos participantes do lato sensu indicou trabalhar com assistência e gestão. Já os ex-alunos do stricto sensu citaram a educação e pesquisa como áreas de atuação. 

Em outubro de 2020, a Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz)) – responsável por essa realização – dará início à nova etapa do levantamento. A partir do conhecimento do perfil de alunos, a Fundação vai criar um Sistema de Acompanhamento, que integrará uma ampla política de egressos da Fiocruz. Muito além da demanda imposta pelos principais órgãos de avaliação e fomento da pós-graduação brasileira, a ideia é gerar informações e indicadores de fácil acesso para otimizar a gestão do campo da educação, subsidiando os gestores, avaliações internas e externas, bem como o planejamento dos programas e cursos da Fundação.

Para conhecer esses ex-alunos e entender melhor o Sistema de Acompanhamento de Egressos, o Campus Virtual Fiocruz conversou com as coordenadoras da iniciativa: Isabella Delgado, da VPEIC/Fiocruz, e Suely Deslandes, pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Confira a entrevista no Campus Virtual Fiocruz!

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar