Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz comemora 30 anos de unidades dedicadas à história e à informação

Montagem de manifestação em Brasília feita por movimentos sociais e sanitaristas

21/03/2016

Por: Haendel Gomes

Compartilhar:

A Fiocruz comemora em 2016 o aniversário de 30 anos de duas unidades: a Casa de Oswaldo Cruz (COC) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). O evento acontece no próximo dia 4 de abril, a partir das 9h, com o tema Fome, Epidemia e Mobilização Social. Abrindo a celebração, será exibido o filme Betinho - A Esperança Equilibrista, dirigido por Victor Lopes e, em seguida, haverá um debate com a produtora Ângela Zoé e Daniel Souza, filho do personagem-título que lutou pelos direitos humanos e criou o projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

“A Casa de Oswaldo Cruz e o Icict são criações inovadoras da Fiocruz contemporânea. Trouxeram contribuições significativas e originais ao afirmar o lugar da história, da memória, da divulgação científica, da comunicação e da informação para as reflexões sobre o desenvolvimento do País e seu sistema público de saúde”, afirmou o diretor da COC, Paulo Elian.

A extensa programação inclui a inauguração da mostra Acervo da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), e a aula inaugural conjunta com os temas Cuando los enfermos se organizan, protestan y hasta hacen huelgas, ministrada pelo professor de História da América Latina do Swarthmore College, o argentino Diego Armuso; e Do combate à fome à superação da pobreza, que terá a participação do economista Francisco Menezes, consultor do Programa Mundial de Alimentos da ONU. O mediador será Paulo Buss, coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz e ex-Coordenador da Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde. A aula conjunta faz parte do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict).

Estarão presentes a vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fundação, Nísia Trindade Lima, o diretor da COC, Paulo Elian, e o diretor do Icict, Umberto Trigueiros. Além deles, participarão a vice-diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da COC, Magali Romero Sá, e o vice-diretor de Pesquisa e Ensino do Instituto, Josué Laguardia.

Trigueiros lembra que, no dia 7 de abril, completam-se 30 anos da criação do Icict. “O instituto nascia no bojo da grande reforma inovadora empreendida pelo sanitarista Sérgio Arouca, com a sua chegada à presidência da Fiocruz. Eram os tempos da redemocratização do Brasil, da luta pela reforma sanitária, da 8ª Conferência Nacional de Saúde, de apresentar propostas para a construção do SUS a partir de um conceito ampliado do que significa saúde para a população, de sua relação com os direitos sociais e com a democracia. Hoje, temos expertise acumulada no campo da informação e da comunicação, na formulação e no desenvolvimento de iniciativas determinantes para o SUS ", completou o diretor.

Programação

Manhã

Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi
Biblioteca de Manguinhos/Icict/Fiocruz

9h - Abertura

Nísia Trindade Lima (VPEIC/Fiocruz)
Paulo Elian (COC/Fiocruz)
Umberto Trigueiros (Icict/Fiocruz)

9h30 às 11h - Exibição do filme Betinho - A Esperança Equilibrista (1h30) – Diretor: Victor Lopes Ano:2015

11h às 12h - Debate com os produtores Ângela Zoé e Daniel Souza

12h às 12h30 - Abertura da Amostra - Acervo da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia)

Tarde

Local: Museu da Vida (COC/Fiocruz)

13h – Brunch

14h - Abertura

Robert Wegner (coordenador do PPGHCS)
Dalia Romero (coordenadora do PPGICS)

14h30 – Seminário

Cuando los enfermos se organizan, protestan y hasta hacen huelgas
Diego Armus (Professor de História da América Latina / Swarthmore College)

Do combate à fome à superação da pobreza
Francisco Menezes (Economista / Consultor do Programa Mundial de Alimentos da ONU)
Mediador: Paulo Buss (Coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz e ex-Coordenador da Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde)

16h – Encerramento

Magali Romero Sá (Vice-diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica/COC/Fiocruz)
Josué Laguardia (Vice-diretor de Pesquisa e Ensino/Icict/Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar