Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz celebra Dia da Mulher Negra Latino–Americana e Caribenha


24/07/2023

Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino–Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, as unidades da Fiocruz se mobilizaram para promover diversas atividades. A celebração busca provocar reflexões sobre a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente opressora e refletir sobre a vida dessas mulheres.

Na terça-feira (25), o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) realiza o evento Julho das pretas - Mulheres negras em marcha por reparação e bem viver, a partir das 13h30, no auditório de Ensino do INI, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube

Na quarta-feira (26/7), o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz e a Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa) promovem, das 10h às 12h, o evento on-line Mulheres negras e ciência: identidade, protagonismo e poder. A transmissão será feita pelo canal da VideoSaúde no YouTube. O debate contará com as presenças da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Emily Karle Conceição, da pesquisadora do movimento Mulheres Negras Decidem Ayra Cristina Sousa Dias, e da professora de psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Jaqueline Gomes de Jesus. A mediação será da coordenadora da Cedipa, Hilda Gomes. 

As ações se somam à campanha Mulheres negras na ciência, lançada no dia 17 pela Fiocruz Pernambuco e a Fiocruz Bahia. A iniciativa traz visibilidade para cientistas negras que se destacaram nas suas áreas de atuação.

Voltar ao topoVoltar