Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Brasilia convoca estudantes para Concurso de Ilustrações


16/01/2020

Por: João Boueri

Compartilhar:

A Fiocruz Brasília, por meio de uma convocatória, seleciona alunas estudantes entre 12 e 15 anos de idade das escolas de Brasília, Distrito Federal e região do Entorno para o Concurso de Ilustração  “A Ciência da vida: Minha vida é na ciência”. A exposição dos trabalhos selecionados será realizada de 11 a 28 de fevereiro de 2020, na Fiocruz Brasília. O projeto faz parte das atividades voltadas ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro.

Para participar do concurso, as jovens devem produzir uma ilustração e um texto (entre 10 e 20 linhas), a partir do seguinte tema: “Ser uma cientista é…”. As inscrições estão abertas até o dia 25 de janeiro de 2020, através do envio de formulário preenchido e anexado ao e-mail maismeninasnaciencia@fiocruz.br, contendo a ilustração e o relato. Caberá à Comissão Julgadora dividir o processo de avaliação em duas etapas:

Em um primeiro momento, a comissão selecionará os trabalhos para a exposição. Na segunda fase da avaliação, a mesma comissão elegerá, dentre os trabalhos aprovados na primeira etapa, a estudante vencedora do Concurso, que ganhará uma viagem à cidade do Rio de Janeiro, com acompanhante (professora da sua escola ou responsável legal), para conhecer a Fiocruz. A partir do dia 3 de fevereiro de 2020, a relação nominal das selecionadas para a exposição estará disponível no site da Fiocruz Brasília.

No dia 11 de fevereiro, para celebrar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, a instituição promoverá o 1º Seminário ''#Mais Meninas na Fiocruz Brasília''. O evento, aberto ao público e gratuito, terá em sua programação o encontro de gerações entre estudantes das escolas públicas do Distrito Federal e mulheres cientistas da instituição e a Mostra de Ilustrações. Durante o seminário, será divulgada a estudante vencedora do Concurso de Ilustrações.

Um dos objetivos do projeto é dar visibilidade ao tema, propor uma reflexão sobre o contexto científico brasileiro, debatendo a inserção das jovens e mulheres na ciência a partir da trajetória das pesquisadoras da Fiocruz e especificamente, expor a visão das estudantes sobre a mulher cientista, por meio das ilustrações e dos relatos em formato de texto escrito.

Confira o regulamento.

Voltar ao topoVoltar