Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz assina acordo de cooperação com Instituto Robert Koch em Berlim


04/12/2023

Cristina Azevedo e Pamela Lang (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Presidente da Fiocruz, Mario Moreira assinou nesta segunda-feira (4/12), em Berlim, um Memorando de Entendimento (MdE) com o Instituto Robert Koch (RKI, na sigla em alemão) para colaboração em pesquisa, vigilância, desenvolvimento tecnológico e inovação. O acordo foi assinado pela vice-presidente do Robert Koch Institute (RKI) e diretora do Centro para Proteção Internacional em Saúde (ZIG), Johanna Hanefeld, na presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Brasil, Luciana Santos.

Presidente da Fiocruz, Mario Moreira assina, em Berlim, um Memorando de Entendimento com o Instituto Robert Koch (foto: Divulgação)

 

O documento prevê a articulação de oportunidades de colaboração entre as duas instituições, ambas vinculadas aos Ministérios da Saúde de seus países e consideradas de referência nacional e internacional em pesquisa e vigilância na área da saúde. O MdE estabelece as bases da cooperação a ser desenvolvida nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, comunicação, informação, gestão e políticas no campo da saúde em geral. Desta forma, abre o caminho para a aplicação conjunta de projetos a agências de fomento e para promover o lançamento de editais de pesquisa conjuntos, de modo a estimular a cooperação, a aproximação de grupos de pesquisa e a formação de redes. 

“O acordo assinado nesta manhã representa mais um passo em direção à internacionalização do sistema de Ciência e Tecnologia da Fiocruz, buscando fortalecer nossos laços com os institutos congêneres na Alemanha e Europa”, disse Moreira.

Com vigência de cinco anos, podendo ser renovado, o acordo permite ainda a organização de programas e planos de intercâmbio acadêmico, oficinas de trabalho, seminários, visitas técnicas, treinamento de pesquisadores, estudantes e funcionários, e outras atividades voltadas à capacitação de pessoas e fortalecimento institucional.

A iniciativa se insere na Estratégia de Internacionalização da Fundação, que teve sua portaria publicada no dia 23 de outubro e visa estabelecer ações destinadas ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e à apropriação de tecnologias e produtos de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS), em atendimento à Política de Inovação da Fiocruz.

Contato em outubro

O memorando teve sua origem na viagem do presidente da Fundação a Berlim em outubro para o World Health Summit. Na ocasião, Moreira e a vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), Maria de Lourdes Oliveira, visitaram três instituições na capital alemã: o Instituto Robert Koch; o Charité; e o Instituto Paul Ehrlich. O objetivo era justamente mapear as possibilidades de cooperação em pesquisa, vigilância, desenvolvimento tecnológico e inovação.

"O RKI e a Fiocruz constituem instituições com missões e valores muito semelhantes, e papel referencial no contexto da Saúde Pública, especialmente nas áreas de pesquisa e vigilância", afirmou Maria de Lourdes. "Portanto, essa cooperação técnica, focada nas temáticas prioritárias das agendas nacional e global, é de vital importância para a busca de soluções conjuntas para os principais desafios contemporâneos, dentre os quais - mas não exclusivamente -, a preparação para o enfrentamento e a resposta às emergências em Saúde Pública e aos impactos das mudanças climáticas sobre a saúde e o ambiente". 

O RKI é um instituto nacional de saúde pública, que atua como a principal instituição do governo alemão para as áreas de vigilância, controle e prevenção de doenças e pesquisa biomédica aplicada. A visita em outubro marcou o primeiro encontro entre os presidentes das duas instituições centenárias. A delegação da Fiocruz foi recebida pelo presidente Las Schaade, acompanhado pela vice, Johanna Hanefeld. Na ocasião, foram debatidos temas de possível sinergia que resultaram no memorando assinado nesta segunda-feira. 

A iniciativa se insere na Estratégia de Internacionalização da Fiocruz (foto: Divulgação)

 

A sinergia com o Robert Koch também se dará meio do Hub da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Inteligência Pandêmica e Epidêmica, com sede em Berlim, já que tanto ele, quanto a Fiocruz são membros fundadores do Hub.

MCTI também assina acordo

Na ocasião, a ministra Luciana Santos também assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Robert Koch sobre a construção do laboratório de máxima contenção biológica – o NB4 –, um projeto a cargo do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e no qual a Fiocruz também faz parte por delegação do MS. Nessa mesma oportunidade, Moreira discutiu com a ministra e o diretor do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, outras cooperações em curso e futuras no campo de biotecnologia e produção de vacinas.

À tarde, Moreira integrou a missão brasileira na Alemanha. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita a Alemanha após participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar