Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz abrigará Rede Ibero-Americana


05/06/2008

Compartilhar:

Fiocruz abrigará Rede Ibero-Americana

A Fiocruz será a base da nova secretaria executiva da Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano composta por sete países (Argentina, Brasil, Bolívia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela).  A iniciativa vai seguir o modelo brasileiro que vem contribuindo para a redução da mortalidade infantil a partir do compartilhamento do conhecimento e de tecnologias nos campos de aleitamento materno e da saúde da mãe e da criança. O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e o Instituto Fernandes Figueira (IFF) são parceiros no projeto, que será lançado nesta segunda-feira (9), no hall da Biblioteca de Ciências Biomédicas, às 10h.

A Rede Ibero-americana é inspirada na experiência brasileira de rede de bancos de leite que já conta com 191 unidades instaladas e dez em fase de implantação. O programa foi aprovado durante a 17ª Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, em 2007, no Chile. A Rede Ibero-americana trará metodologias e ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo Icict como Ensino a Distância, a Biblioteca Virtual em Saúde na temática Aleitamento Materno (BVS AM), a teleconferência, as comunidades virtuais e o Fale Conosco.

Catorze representantes de Estado e de governo dos países membros estarão presentes na instalação da secretaria, incluindo ministros brasileiros, representantes da OPS e da Unicef. A solenidade será no Pavilhão Haity Moussatché (Manguinhos, Rio de janeiro).

Leia mais no sítio do Icict.

Voltar ao topoVoltar