Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fio-Chagas realiza I Reunião Anual dos Grupos Técnicos de Doença de Chagas


10/04/2023

Por PPT/VPPCB

Compartilhar:

O Programa de Pesquisa Translacional em Doença de Chagas (Fio-Chagas), ligado à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), realizou no último dia 05 de abril, a I Reunião Anual dos Grupos Técnicos em Doenças de Chagas, atráves do canal oficial da Fiocruz, no YouTube. O evento foi uma iniciativa em homenagem ao Dia Mundial da Doença de Chagas e contou com a participação dos palestrantes Pedro Albajar Vinãs (OMS) e Liléia Diotaiuti (Fiocruz) e com apresentações de diversos estados que puderam expor suas experiências.

Tendo em vista a comemoração do Dia Mundial da Doença de Chagas, celebrado no dia 14 de abril, o Programa em Pesquisa Translacional em Doença de Chagas da Fiocruz (Fio-Chagas), em parceria como GT Chagas do Ministério da Saúde, realizou a “I Reunião Anual dos Grupos Técnicos em Doença de Chagas do Brasil”. Este evento teve como

O objetivo era reunir os grupos técnicos dos estados, municípios e regionais de saúde, de todo o país, que trabalham no combate à doença de Chagas, desde a vigilância vetorial até à assistência aos portadores. Na ocasião, cinco estados foram convidados a apresentar as ações de combate que realizam, tendo a oportunidade de discutirem tanto os sucessos quanto os insucessos em suas trajetórias. Dessa forma, os GT da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará e Pernambuco expuseram as suas ações de combata, as quais poderão servir de exemplo para outros estados da nação. 

Pedro Albajar Viñas apresentou assuntos pertinentes e bastante contemporâneos que podem trazer impactos ao combate da doença de Chagas em nível mundial, como o impacto da destruição ambiental na perpetuação das doenças negligenciadas, bem como a necessidade de interoperabilidade entre os diferentes elementos que compões as esferas governamentais e sociedade. 

Em seguida, a pesquisadora Liléia Diotaiuti fez uma reflexão sobre a doença de Chagas no contexto da saúde única. O evento ainda contou com a participação do Rodrigo Correa (Vice-Presidência Fiocruz), da Alda Cruz (SVS) e da Veruska Maia (GT-Chagas Ministério da Saúde) na mesa de abertura, dando as boas-vindas a todos. A reunião foi ciceroneado pelos coordenadores do Fio-Chagas, Fred Luciano Neves Santos (Fiocruz-BA) e Rita de Cássia Moreira de Souza (Fiocruz-MG).

Voltar ao topoVoltar