Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Filme da Fiocruz é selecionado para o ‘Science Film Festival 2019’


03/09/2019

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

O filme Conhecendo os mosquitos Aedes, transmissores de arbovírus, produzido pelo Serviço de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), foi selecionado para exibição no Science Film Festival 2019, um dos maiores festivais de filmes científicos do mundo. Na edição de 2018, por exemplo, foram alcançados mais de 1,2 milhão de espectadores em 19 países. O filme será apresentado na África do Sul, Quênia, Burkina Faso, Ruanda e Namíbia durante o festival, que acontece entre os dias 7 de outubro e 23 de dezembro. Nesta edição, serão exibidos 83 filmes de 23 países. As exibições são gratuitas e acontecem em locais como museus, escolas, universidades e outros espaços educacionais dos países participantes.

A produção aborda características e curiosidades sobre os mosquitos Aedes aegyptiAedes albopictus e Aedes polynesiensis, transmissores dos vírus dengue, zika e chikungunya ao redor do mundo. Dirigido por Genilton José Vieira, que atua no Serviço de Produção e Tratamento de Imagem do IOC/Fiocruz, o filme foi lançado em DVD em 2018. O conteúdo une qualidade cinematográfica a um conjunto de informações científicas relevantes, fruto de extensa pesquisa bibliográfica e da colaboração de especialistas da Fiocruz e de outras instituições de pesquisa. A obra retrata aspectos inéditos e apresenta características morfológicas internas e externas dos vetores. 

O filme está disponível para acesso online e gratuito. Para solicitar o DVD, entre em contato com o Serviço de Produção e Tratamento de Imagem do IOC/Fiocruz pelo e-mail: imagem@ioc.fiocruz.br.

Premiação

A cada ano, o Science Film Festival reúne um júri internacional para selecionar seis vencedores entre os filmes que fizeram parte da mostra. O júri é composto por especialistas internacionais nas áreas de comunicação científica, educação científica, transmissão factual, mídia infantil e cientistas. A lista dos premiados será divulgada após o término do festival.

Science Film Festival acontece anualmente na Ásia, África e Oriente Médio. O festival promove a alfabetização científica, facilitando a conscientização de questões científicas, tecnológicas e ambientais contemporâneas, por meio da exibição de filmes científicos internacionais de destaque acompanhada de atividades educacionais.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar