Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Filme “Amazônia, a nova Minamata?” será lançado no dia 18 de maio


17/05/2023

Suzane Durães - SAS/VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Será lançado no dia 18 de maio, às 13h30, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o filme “Amazônia, a nova Minamata?”. A obra conta com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), por meio de acordo de cooperação, além de outras parcerias. Essa cooperação teve por objetivo dar visibilidade ao tema e contribuir para conscientizar a sociedade acerca do problema causado pela presença de garimpos ilegais em terras indígenas na Amazônia brasileira. 

O filme mostra a saga do povo Munduruku frente ao impacto da contaminação de mercúrio no ambiente e na saúde dos povos da Amazônia. A direção é de Jorge Bodanzky, produção de Nuno Godolphim e João Roni Garcia, da Ocean Films, e coprodução da Globo Filmes e GloboNews. 

A mesa de abertura da atividade será composta pelo pesquisador da Escola, Paulo Basta; o diretor da ENSP, Marco Menezes; além de Juliana Villardi, da vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz; e Sandra Fraga, assessora da Agenda de Saude Indígena da Coordenação da Área de Ambiente (VPAAPS). 

A exibição do filme será seguida de debate sobre o tema. 

Lançamento do filme “Amazônia, a nova Minamata?”
Quando | 18 de maio de 2023, às 13h30
Onde | sala 410 do prédio principal da ENSP, Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos, Rio de Janeiro.

Voltar ao topoVoltar