Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Feira de Inovação Biotecnológica expõe projetos da Fiocruz e UFRJ

03/09/2021

Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias) / UFRJ

Compartilhar:

O Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fiocruz vão promover, nos dias 20 e 21 de outubro, a 3ª Feira de Inovação Biotecnológica (3FIB). O evento, totalmente gratuito, terá por objetivo apresentar a inovação dos projetos, produtos e métodos de pesquisa desenvolvidos no IMPG e na Fiocruz, contribuindo para sua divulgação e aplicabilidade. Acesse as inscrições e a programação.

O evento pretende aproximar os estudantes do ensino médio técnico, graduação e pós-graduação ao ambiente das pesquisas aplicadas nas empresas, visando demonstrar suas contribuições para a sociedade. Este ano, em função da pandemia, será realizado no formato virtual.

Entre os expositores confirmados estão a Luminase, empresa startup que nasceu nos laboratórios da UFRJ como spin-off de projetos de PD&I. A startup atua no desenvolvimento tecnológico na área de biotecnologia microbiana. Também estará presente a Osiris Rio UFRJ, que desenvolve soluções inovadoras em biotecnologia, com foco na área da saúde, utilizando para isso as ferramentas da biologia sintética. Outros participantes serão a TolVEg, de soluções bioestimulantes e protetivas para cultivos agrícolas, a Tismoo.me, rede social sobre autismo, a Tissue Labs, plataforma para a criação de órgãos e tecidos em laboratório, e o laboratório Sobim, que desenvolve inoculantes microbiológicos para atuação em diversas áreas. A grade de palestrantes contará com renomados nomes da biotecnologia, como Henry Susuki, acadêmico titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Mauro Pavão, professor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, e Claudiu T. Supuran, da Universidade de Florença.

“O público terá a oportunidade de conhecer startups geradas na Fiocruz e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. As empresas convidadas vão trazer tecnologias de ponta e inovação. O público poderá conhecer gratuitamente, e totalmente online, produtos, processos, serviços inovadores da academia, startups e empresas por meio de exposição em stands, palestras da área de inovação e participação dos alunos de pós-graduação”, diz Alane Beatriz Vermelho, do Departamento de Microbiologia Geral do IMPG.

Para o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Aurélio Krieger, a 3FIB será muito importante para contribuir com o avanço da ciência no país. “Estamos vivendo um momento único na história do mundo com a pandemia da Covid-19 e a ciência vem surpreendendo com a criação de vacinas em tempo recorde. O evento será essencial para a academia poder ver e encontrar projetos que podem ser fundamentais para toda a população”.

Programação terá sessões técnicas, atividades online e feira virtual

No período da manhã, serão realizadas palestras de renomados profissionais da área de inovação e, à tarde, os participantes poderão assistir as apresentações dos pôsteres dos trabalhos selecionados para o evento e visitar a feira virtual para conhecer as ações inovadoras do setor de biotecnologia. A 3FIB contará com diversos stands organizados em três categorias: Stands de laboratórios e instituições de pesquisa; Empresas públicas ou privadas; e Startups.

A 3FIB é aberta ao público, estudantes e profissionais da área e concentrará a discussão de temas de grande interesse para os profissionais que atuam no setor, possibilitando que todas as esferas ligadas à atividade da área de microbiologia e saúde pública, sejam elas acadêmicas, científicas, profissionais, privadas ou governamentais, possam apresentar seus problemas e soluções, discuti-los e refletir sobre linhas de ação num ambiente cooperativo e instrutivo. Adicionalmente, contribuirá para a formação de recursos humanos no país.

Voltar ao topoVoltar