Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Farmanguinhos vai produzir medicamento para tratamento do mal de Parkinson


25/10/2012

Compartilhar:

Fonte: Farmanguinhos/Fiocruz

Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) obtém licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir o medicamento dicloridrato de pramipexol, utilizado no tratamento da doença de Parkinson. O Pramipexol faz parte da lista Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF), elaborada pelo Ministério da Saúde, e que inclui medicamentos considerados estratégicos para atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A perpectiva é de que ao final do processo de transferência de tecnologia, que levará cerca de cinco anos, o medicamento seja distribuído gratuitamente pelo SUS, em postos de saúde ou na Farmácia Popular.

A produção nacional do Pramipexol é fruto de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre Farmaguinhos e o laboratório alemão Boehringer-Ingelheim, firmada em novembro de 2011.

O processo de transferência de tecnologia prevê três etapas: nos primeiros três anos, o medicamento já chegará aos pontos de distribuição com o selo de Farmanguinhos, mas ainda será produzido pelo laboratório alemão, enquanto os pesquisadores brasileiros passarão por treinamentos e capacitações; faltando dois anos para o término do contrato, Farmanguinhos produzirá 50% da demanda nacional; e, ao final dos cinco anos, a unidade terá domínio total do conhecimento para produzir de forma autônoma.
 
Leia mais nos sites de Farmanguinhos e da Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar