Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Farmanguinhos promove ação social na Cidade de Deus neste sábado (16/5)


13/05/2015

Fonte: Farmanguinhos/Fiocruz

Compartilhar:

No próximo sábado (16/5), o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) promoverá uma série de atividades sociais para os moradores da Rocinha II, área extremamente pobre e vulnerável localizada na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O evento será realizado no espaço da capela de Santa Rita, das 9h às 14h, e contará com diversos serviços, tais como emissão de documentos de identificação, orientação jurídica, além de assistência à saúde.

De acordo com o Núcleo de Gestão Social (NGS) da instituição, o isolamento daquele pedaço da Cidade de Deus é um grande problema para implementar programas sociais na região. “Nosso propósito é facilitar o acesso das famílias locais a serviços básicos de saúde e sociais”, frisa Magali Portela, que coordena a área social de Farmanguinhos.

Se o grande problema é a instabilidade e falta de serviços públicos na região, por outro lado, a população é uma grande aliada para o sucesso da iniciativa. “O objetivo é oferecer cidadania plena, como garantia de documentos, saúde e lazer. É uma população muito carente desses serviços básicos”, enfatiza a assistente social Magali.

 Serviços disponíveis - Neste sentido, serão oferecidos serviços como identificação civil (emissão de certidões de nascimento); assistência da Defensoria Pública, atendimento do Detran (1ª e 2ª via de carteira de identidade). Uma equipe do Tribunal de Justiça estará no local fornecendo orientações jurídicas sobre diversos assuntos.

Os moradores também terão acesso a serviços voltados à saúde, como aferição de pressão arterial e medição de glicose, e receberão orientações sobre alimentação saudável, e saúde bucal com demonstração da escovação dentária e aplicação de flúor. Além disso, haverá atividades lúdicas para a criançada, dentre as quais, peça teatral infantil, pintura de rosto e equipe de recreadores.

De acordo com o Artigo 6º da Constituição Federal, são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Segundo Magali, apesar de se tratar de uma determinação legal, o acesso a esses direitos é um grande desafio naquela comunidade.

“Para se ter uma ideia da gravidade da situação, é alta a incidência de crianças sem certidão de nascimento, principalmente pelo fato de serem filhos de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Essas pessoas não querem se expor, saindo da comunidade para registrar seus filhos”, explica Fátima Loroza, uma das organizadoras do evento.

Segundo os organizadores, a maior parte dos jovens está, de alguma forma, envolvida com drogas, seja as consumindo ou as comercializando. Portanto, esta atividade é muito significativa por se tratar da primeira. “Nosso objetivo é criar uma agenda de eventos, para que as pessoas possam contar com a nossa presença na região”, ressalta Magali.

Para realizar a Ação de cidadania, Farmanguinhos conta com o apoio dos seguintes parceiros: Paróquia Pai Eterno; Serviço Social do Comércio (Sesc Rio); Grupo Alfazendo – Eco Rede; UPP Social – Rio mais social; Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Casa de Direitos); Equipe Bezerra de Animação; e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade de Deus.

A Ação de cidadania é uma das atividades desenvolvidas pelo NGS visando a inclusão social das comunidades localizadas em Curicica, no entorno do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), planta-industrial de um dos braços farmacêuticos da Fiocruz.

Serviço:

Ação de cidadania na comunidade Rocinha II, em Jacarepaguá
Data: 16 de maio (sábado)
Horário: 9h às 14h
Local: Capela Santa Rita - Rocinha II
Entrada Franca
Contatos: Assessoria de Comunicação / Farmanguinhos
Telefones: 3348- 5083/ 5347/ 97603-7379 / 99735-1752

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar