Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fapeam lança editais inéditos para incentivar a participação de mulheres na ciência


03/03/2021

Por: Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon)/Fapeam

Compartilhar:

Para intensificar a representatividade feminina no campo da pesquisa, tecnologia e inovação e promover o acesso e a igualdade de gênero na ciência, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), lançou, em fevereiro, dois editais inéditos, para estimular a participação de mulheres e meninas na ciência. A ação celebra o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado no dia 11 de fevereiro.

Nesta iniciativa, foram anunciados os editais do Programa Amazônidas- Meninas e Mulheres na Ciência que visa à ampliação da participação feminina na liderança de projetos de pesquisa e no desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores, em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e socioambiental no Estado; e do Programa Fapeam: Mulheres na Ciência, específico para o interior do Amazonas, com intuito de encorajar a participação de mulheres no sistema local de CT&I e reduzir o desequilíbrio de gêneros entre coordenadores de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Agrárias.

Acesse os editais aqui

Com investimento de R$ R$7.514.304,00, os programas vão apoiar, ao todo, até 33 projetos de pesquisa com auxílio pesquisa e bolsas, com duração de 12 meses. Podem concorrer aos editais pesquisadoras com título de mestre ou doutora.

Submissão de Propostas

O Programa Fapeam: Mulheres na Ciência e o Programa Amazônidas- Meninas e Mulheres na Ciência recebem propostas até 29 de março. A submissão de proposta deve ser apresentada em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam), disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br

Voltar ao topoVoltar