Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Exposição 'Vias do Coração' está em cartaz no Museu da Vida até 25/6


02/06/2016

Fonte: Museu da Vida

Compartilhar:

Quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento? Calcular o número - que pode ser bem grande dependendo da idade - é uma das atividades da exposição "Vias do coração", que ocupa uma das salas do Castelo Mourisco de 31 de maio a 26 de junho.

Com visitação gratuita, a mostra conta com atividades que dialogam com diferentes faixas etárias por meio de jogos eletrônicos, atrações que estimulam a prevenção de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, além de informações mais gerais, como a anatomia e funcionamento do órgão. Nas estações periféricas, por exemplo, o visitante pode conhecer o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, vídeos, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.

Crianças e adultos podem conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia a dia. Há, também, um coração gigante que mostra os batimentos cardíacos em diferentes frequências - os sons ampliados foram cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago. Por lá é possível assistir a vídeos educativos da agência americana The Visual MD, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D.
 

 

Partindo para a estação central, um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular é explorado: a hipertensão. Ilustrações retratam situações do dia a dia e chamam a atenção do público sobre a importância de se controlar a pressão arterial. Com algumas retrospectivas e curiosidades históricas, o objetivo é conferir ao conteúdo um tratamento mais humanizado. E se você quer saber sobre os diferentes tipos de diabetes, há um espaço que aborda prevenção, controle e consequências dessa doença para um paciente diagnosticado. A alimentação e prática de exercícios físicos estão entre as medidas preventivas!
 

Serviço:

Exposição Vias do Coração
De 31 de maio a 25 de junho,
Horários: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, de 10h às 16h.
Local: Castelo Mourisco, sala 307 do Castelo Mourisco - Fiocruz - Campus Manguinhos
Endereço: Avenida Brasil, nº 4.365.
Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747, ou envie uma mensagem para o Facebook do MV (/museudavida).

Voltar ao topoVoltar