Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Exposição do IOC/Fiocruz em Petrópolis mostra a biodiversidade da Mata Atlântica


10/10/2014

Por: Lucas Rocha/IOC

Compartilhar:

Maior e mais diverso grupo de seres vivos do planeta, os insetos serão o destaque de exposição no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A mostra ‘Petrópolis: biodiversidade e saúde’, idealizada pelo Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apresentará cerca de 15 pôsteres que ilustram a riqueza da biodiversidade da cidade imperial, incluída na área de preservação da Mata Atlântica. A inauguração acontecerá no próximo dia 13 de outubro, às 10h, e contará com a presença da curadora da exposição, Jane Costa; de membros da Secretaria de Educação da Prefeitura de Petrópolis, Monica Freitas e Rosilene Ribeiro; da representante do Museu Imperial/Casa Claudio Souza, Rosane Freitas; e da equipe do Palácio Itaboraí, Felix Rosemberg, Juliana Possas e Marco Antônio Barbosa. A atividade está incluída na edição 2014 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Confira a programação do IOC na SNCT.

Em exibição no salão central do Palácio, com visitação gratuita, de segunda a sexta, das 09h às 16h30, a exposição permitirá aos participantes contemplar uma faixa representativa da biodiversidade do bioma, a partir de exemplares do acervo didático da Coleção Entomológica do IOC, considerada a maior da América Latina, com cerca de cinco milhões de exemplares de insetos. “A mostra enfatiza a importância da preservação da biodiversidade e do uso sustentável dos seus recursos para a saúde humana, algo fundamental para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e, consequentemente, para a boa qualidade de vida”, destacou Jane Costa.

Monitoria científica para todos

Durante a primeira semana, biólogos, entomólogos e monitores do Laboratório de Biodiversidade Entomológica acompanharão o passeio científico para apresentar a importância ecológica dos insetos para a manutenção dos ecossistemas. De acordo com Jane, os insetos correspondem a mais da metade de todas as espécies conhecidas, ocupando quase todos os ambientes, tanto naturais como artificiais. “Embora poucas espécies transmitam ou causem doenças, seu uso pode trazer benefícios a diversos ambientes. Um exemplo é o auxílio em avaliações da degradação ambiental, nesse caso, os insetos podem servir como indicador biológico. O público vai poder conhecer essa e outras curiosidades”, enfatizou. Para contar com visitas monitoradas, nas semanas seguintes, é preciso fazer agendamento prévio pelo telefone: (21) 2562-1339.

Interatividade

A jornada de conhecimento terminará com a visita a uma área interativa, onde os participantes vão ter acesso à versão virtual do livro ‘Insetos: uma aventura pela biodiversidade’, elaborado pelo Laboratório em 2010. “Por meio do contato com uma obra, que é um verdadeiro registro da diversidade e beleza estética dos insetos, buscamos atrair a curiosidade dos jovens, sobretudo de alunos do Ensino Médio, e motivá-los a buscar mais informações na área ambiental”, concluiu a curadora.

Parceiros

A exposição ‘Petrópolis: biodiversidade e saúde’, idealizada pelo Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC, conta com a parceria da Prefeitura de Petrópolis e do Palácio Itaboraí.

Serviço

Exposição: Petrópolis: biodiversidade e saúde
Local: Palácio Itaboraí (Rua Visconde de Itaboraí, 188, Valparaíso, Petrópolis)
Data: de 13 de outubro a 13 de novembro de 2014
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 09h às 16h30
Mais informações: (21) 2562-1339

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar