Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Experiências comunitárias de enfrentamento à Covid-19 são tema de live (10/2)


03/02/2023

Cooperação Social da Presidência

Compartilhar:

Como parte das programações do Dia Estadual de Mobilização para o Enfrentamento da Covid-19 e seus impactos nas favelas e periferias (10), a Cooperação Social da Fiocruz irá promover um debate virtual e o lançamento do Portal Radar Saúde Favela na próxima sexta-feira (10), às 10h, no canal da Plataforma Cidades em Movimento. 

Neste dia, diversas atividades acontecerão simultaneamente no Estado com intuito de visibilizar alguns dos numerosos processos de enfrentamento da Covid-19 protagonizados pelas organizações e coletivos das favelas e periferias, bem como apontar caminhos para os desafios relacionados à saúde presentes nesses territórios. No mesmo dia, a Fiocruz em parceria com a Alerj promoverá um encontro entre autoridades e lideranças comunitárias no próximo dia 10/02, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), das 10h às 12h.

No evento online, estarão presentes como debatedores Lúcia Cabral, promotora legal popular, coordenadora da ONG Educap e moradora do Complexo do Alemão; Fábio Monteiro, membro do Conselho Comunitário de Manguinhos, mobilizador na campanha Se Liga no Corona; Day Medeiros, Coordenadora Geral do Instituto CASA, Favela do Aço e idealizadora da União Coletiva pela Zona Oeste; Laura Torres, doula, vice-secretária da Associação Doulas Solidárias e idealizadora do Projeto Espaço Gaia, no Complexo do Salgueiro; Paulo Roberto de Oliveira Ribeiro, designer e comunicador do Radar Saúde Favela; e Emerson Baré, do povo do Rio Negro e integrante do Radar Saúde Favela. A medição será realizada por André Lima, integrante da Cooperação Social da Fiocruz.

Como parte da programação do dia, Paulo Roberto irá fazer um tour ao vivo pelo novo site do Radar Saúde Favela e mostrar tudo o que poderá ser encontrado no portal. O informativo Radar Saúde Favela (originalmente, Radar Covid-19 Favela) foi concebido no âmbito do Observatório Fiocruz Covid-19 e atualmente está alocado na Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Com participação ativa e direta de interlocutores de favelas e bairros populares, o Radar constitui uma importante ferramenta de comunicação e de vigilância popular em saúde.  

SERVIÇO
Lançamento Portal Radar Saúde Favela e Debate sobre mobilização comunitária e saúde
Data: 10/02/2023 (sexta-feira) 
Horário: 10 horas 
Transmissão ao vivo pelo Canal Cidades em Movimento: https://youtube.com/live/DIQt06b-jLo?feature=share

 

 

 

Voltar ao topoVoltar