Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Experiência do INCQS com Sistema de Gestão da Qualidade pode aprimorar debate sobre gestão de dados na Fiocruz

24/01/2019

Por: Maira Baracho (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

Um debate produtivo marcou a visita do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), no dia 3 de dezembro.A pesquisadora da unidade e membro do grupo de trabalho, Vanessa Jorge, representou o GTCA e apresentou o panorama internacional, além de desafios e expectativas da gestão e abertura de dados para pesquisa. Participaram do debate o diretor da unidade, as vices-diretoras de Pesquisa, Ensino e Projetos e de Gestão da Qualidade, a editora-chefe da revista VISA em debate, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária, além de pesquisadores e alunos da pós-graduação, profissionais da área de qualidade, entre outros.

Durante o bate papo, destacaram-se muitas dúvidas sobre o processo de abertura de dados para pesquisa. Vários profissionais do INCQS apontaram a gestão de dados como etapa anterior e fundamental. Acredita-se que a unidade pode dar contribuições importantes pela experiência já acumulada na implantação do seu Sistema de Gestão da Qualidade. O tema do compartilhamento de dados de pesquisa por exigência de revistas científicas está sendo, inclusive, pesquisado na unidade.


Levantamento realizado pelo GTCA e apresentado na reunião. Confira a apresentação completa no Arca. 

O INCQS já conta com um comitê executivo local, composto por membros de diversas áreas da unidade, que está estudando a melhor forma de promover debates internos sobre o Termo de Referência. Está programada a realização de uma nova reunião identificar experiências em curso na gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa.

Reprodução autorizada mediante indicação da fonte. 

Voltar ao topoVoltar