Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento virtual da Cooperação Social da Fiocruz debate cultura e participação em Manguinhos (26/4)


25/04/2023

Cooperação Social da Fiocruz

Compartilhar:

O canal Cidades em Movimento apresenta, nesta quarta-feira (26/4), a partir das 15h, mais uma programação da série Manguinhos: Que Território é Esse?, com o tema Cultura e Participação. A programação é uma iniciativa do Projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos (PTSSCU), da Cooperação Social da Fiocruz. 

Ao longo da última década, o território de Manguinhos passou por uma série de transformações estruturantes, sendo a mais significativa a obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o seu maior investimento em política pública. No lugar do antigo Departamento de Suprimentos do Exército (Dsup) foi instalada a Biblioteca Parque Marielle Franco, que se tornou um marco para a promoção da cena cultural local. Segundo os organizadores, o objetivo do debate é o de trazer alguns exemplos de como as ações coletivas da população de Manguinhos em prol da Cultura receberam o impacto de um equipamento cultural próprio para um viver saudável, e, ainda, como se dão os caminhos para o fortalecimento da participação social no território. 

O debate será apresentado por Mariane Martins, membro do projeto PTSSCU (CCSP/Fiocruz), com atuação em arte, comunicação e pesquisa em interface com direitos humanos e desenvolvimento social. Participarão como debatedores: Felipe Eugênio, Historiador e Mestre em Ciência da Arte, atua na Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Felipe construiu, juntamente com atores do território de Manguinhos, a Agenda Cultural Mandela Vive e as Residências Literárias Favelofágicas; e Carine Lopes, presidente da Associação Ballet Manguinhos. A mediação será feita por Fábio Monteiro, presidente da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos/Jornal Fala Manguinhos, Membro do Conselho Comunitário de Manguinhos (CCM). 

Voltar ao topoVoltar