Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento encerra 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz


17/11/2022

Renata Fountora (Obsma/Fiocruz)

Compartilhar:

A cidade do Rio de Janeiro vai receber, de 6 a 9 de dezembro, professores e alunos de todo o país durante a Semana de Premiação da 11ª edição bianual (2021-2022) da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela Fiocruz. Mais de 30 representantes de escolas, a maioria das redes municipal, estadual e federal, irão participar de atividades científicas e culturais na cidade maravilhosa. No dia 8 de dezembro, uma cerimônia no campus Manguinhos da Fiocruz vai premiar os trabalhos selecionados nas etapas regionais e do prêmio especial Menina Hoje, Cientista Amanhã, além de anunciar os destaques nacionais, um dos momentos mais esperados pelos participantes.

O evento de premiação contará com uma roda de conversa com a médica e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, sobre o tema Saúde e Pandemia de Covid-19. A médica tornou-se uma das principais divulgadoras científicas durante os momentos iniciais da pandemia. Outro destaque é a palestra da jornalista Míriam Leitão. Na mesa de abertura, estarão presentes Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz; Cristiani Vieira Machado, vice presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz; Mychelle Alves, presidente da Asfoc/Fiocruz (Sindicato Nacional); e Cristina Araripe, coordenadora nacional da Olimpíada e coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz.

No dia 7 de dezembro, os participantes farão uma visita técnica ao Jardim Botânico, seguida de visita técnica ao Parque Nacional da Tijuca – onde terão a oportunidade de visitar o Cristo Redentor, ícone turístico da cidade maravilhosa –, e atividades recreativas na Praia Vermelha, no bairro da Urca, zona Sul do Rio de Janeiro. Para encerrar a programação, no dia 9 de dezembro, alunos e professores irão participar de uma visita técnica ao Museu do Amanhã, na Zona Portuária.

11ª edição envolveu mais de 16 mil alunos e professores

A 11ª edição da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz envolveu mais de 16 mil alunos e professores da educação básica de todo o país e cerca de 800 trabalhos inscritos por 273 escolas e mais de 2.700 professores. Com a participação de mais de 40 profissionais, as comissões avaliadoras selecionaram 36 destaques regionais durante a Etapa Regional. Cada regional premiou seis trabalhos, nas modalidades Produção Textual, Projeto de Ciências e Produção Audiovisual e nas categorias Ensino Médio e Ensino Fundamental. Ao todo, 36 trabalhos selecionados concorrem na final a mais um título.

Nesta edição, destacaram-se projetos ligados ao tema saúde em tempos de pandemia de Covid-19, pobreza menstrual e produções que despertam regularmente o interesse de alunos e professores, como saneamento básico, alimentação saudável, reciclagem do lixo, água, poluição e aquecimento global. O prêmio especial Menina Hoje, Cientista Amanhã contou com 159 inscrições, 3.582 alunas e 239 professoras participantes e premiou duas escolas públicas, uma de Roraima e outra do Distrito Federal.

Saiba mais no site da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz.  

Confira a programação completa do evento

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar