Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento da Fiocruz traz discussão sobre Saúde Única


14/04/2022

Por Cristiane Boar - Comunicação VPPCB

Compartilhar:


Integrando as discussões científicas que tratam do conceito de Saúde Única –  uma abordagem integrativa e sistêmica da saúde, baseada no entendimento de que a saúde humana está intimamente ligada à saúde dos animais e do meio ambiente – a Fiocruz promoveu, nos dias 31 de março e 1º de abril, um encontro com apresentações relacionadas ao tema.

Organizada pelo Programa de Pesquisa Translacional (PPT), vinculado à Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), e pelo Grupo de Trabalho de Saúde Única, a reunião virtual marcou o início das ações promovidas para incrementar a integração de diversas atividades já em andamento, desenvolvidas por grupos da Fundação, e para estímulo a futuras atividades integradas, sob a abordagem da Saúde Única.

A mesa de abertura, apresentada pela coordenadora do Grupo de Trabalho, Carla Campos, contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; dos vice-presidentes de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, e de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Hermano Castro, e de Luiz Augusto Galvão, representante da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030. Os integrantes do Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz também participaram da abertura do primeiro dia de evento.

A Presidente Nísia deu as boas-vindas e destacou a qualidade das palestras e a importância das reflexões levantadas. “Esse é um tema tão relevante e sabemos o quanto as emergências sanitárias tiveram impacto na conscientização e na discussão da saúde humana e de animais não humanos, como essa mudança de perspectiva é necessária para a preparação que tem orientado o campo da saúde coletiva. O título desse evento une saúde única, saúde global e saúde planetária.”

A proposta do Seminário é fortalecer o trabalho institucional e trazer soluções que possam corroborar as propostas apresentadas no Congresso Interno, como ressaltou o vice-presidente Hermano Castro “as discussões que foram feitas na Fiocruz trabalham com o conceito ampliado de saúde e isso foi muito discutido, com questões bastante abrangentes para a saúde para toda a sociedade e envolvendo o contexto de mudanças climáticas e de emergências sanitárias. Nossas intervenções são questões naturais, os alertas de ameaças biológicas e como isso tem impacto na saúde do planeta. É essencial tratar a questão de alimentos, contaminação do ar e da água e as interferências do homem que impactam na saúde humana, animal e planetária.”

As informações apresentadas no encontro podem auxiliar e fornecer dados para que ações sejam apontadas e repassadas para os tomadores de decisões. Para o Vice-presidente de Pesquisa Rodrigo Corrêa, a pandemia de Covid-19 mostrou a relevância do trabalho da Fiocruz em rede. “Vivemos esses últimos 2 anos com a certeza de que o conceito de Saúde Única precisa chegar ao conhecimento de toda a sociedade. Organizar reuniões, grupos de trabalho e seminários que discutam de forma ampliada a integração entre todos os seres vivos traz resultados concretos, chamando atenção para os grandes desafios e pensando nas mudanças mais urgentes”.

O primeiro dia de encontro, moderado por Ricardo Moratelli da Fiocruz Mata Atlântica, também membro do GT de Saúde Única, contou com as palestras apresentadas por Marcela Uhart (coordenadora do Programa Latino Americano, do One Health Institute, da Universidade da Califórnia, em Davis) sobre Saúde Única; por Janice Ciacci Zanella, (ex-diretora da Embrapa Suínos e Aves e única brasileira do Painel quadripartite de Especialidades de Alto Nível em Saúde Única), com o tema Atuação do Painel de Especialidades de Alto Nível em Saúde Única, da OMS-FAO-OIE-PNUMA; e por Antônio Saraiva (Instituto de Estudos Avançados da USP, coordenador do Grupo de Saúde Planetária do Brasil e membro do comitê gestor da Planetary Health Alliance ), com a palestra Saúde Planetária – abordagem integrativa que explora os impactos de mudanças ambientais globais sobre a saúde humana.

O segundo dia de evento reuniu palestras de Isabella Fontana, (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA), com o tema Vigilância em saúde animal coordenada pelo MAPA no contexto da Saúde Única; Fabio Chicuta Franco (Ministério do Meio Ambiente – MMA), com a palestra Visão e ações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) dentro da abordagem de Saúde Única; e Marcelo Wada (Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde), que apresentou o tema Visão e ações do Ministério da Saúde dentro da abordagem de Saúde Única.

Para Carla Campos, promover essa discussão como um evento amplo foi um importante marco inicial. “Planejamos esse primeiro evento trazendo questões conceituais de duas abordagens integradoras, a visão de relevantes entidades internacionais e destaques dos Ministérios Brasileiros mais diretamente relacionados ao conceito ou abordagem de Saúde Única, para balizar as discussões do próximo evento. Adicionalmente, neste segundo evento, refletiremos sobre questões e ações institucionais, com o intuito de planejarmos encaminhamentos e estabelecermos estratégias integradoras, incluindo a criação da Rede Fiocruz de Saúde Única”, finalizou.

Voltar ao topoVoltar