Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para o Curso de Regulação dos agrotóxicos - formação em agrotóxicos para fortalecimento da vigilância popular em saúde


20/07/2021

Fundação Oswaldo Cruz

Compartilhar:

O curso, realizado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), a partir do Grupo de Trabalho de Agrotóxicos em parceria com a Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida, tem como objetivo compreender o processo de regulação de agrotóxicos no Brasil e no mundo na perspectiva do contexto de mudanças normativas, discutindo estratégias de enfrentamento. 

As atividades acontecerão online via plataforma zoom, toda quinta-feira, no turno da tarde (14 às 17 horas), de agosto a outubro (05/08 a 07/10), retornando um encontro em novembro (dia 04/11) para apresentação dos projetos de intervenção desenvolvidos pelos educandos.

O curso é voltado para servidores do quadro permanente da Fiocruz, membros do ministério público (trabalho e ambiente), movimentos sociais e entidades de classe, servidores do SUS, que atuam nesta temática. O curso possibilitará a construção de saberes junto com todos participantes para fortalecer a vigilância em saúde e demais ações desenvolvidas por cada segmento. Será emitido certificado pela Fiocruz.

Serviço:

Curso livre de Regulação dos agrotóxicos - 45 horas

Público alvo: servidores do quadro permanente da Fiocruz, membros do ministério público (trabalho e ambiente), movimentos sociais e entidades de classe, servidores do SUS.

Inscrições: As inscrições podem ser feitas até 31 de julho, por meio de formulário eletrônico: https://forms.gle/rFiMZs9uAkvficYT6

Programação:

Eixo 1: Conhecendo os processos de regulação no Brasil e no mundo: Agrotóxicos: definição e usos, Transgênicos, edição genética, marco regulatório brasileiro, regulação internacional,  Fiscalização, Vigilância, Monitoramento nas áreas de  Saúde, Trabalho e Ambiente.

Eixo 2: Desmonte do cenário brasileiro: Retrocessos socioambientais e avanços conservadores no processo de desregulação normativa dos agrotóxicos e transgênicos

Encontros - Será abordado conteúdos sobre agrotóxicos e os efeitos na saúde humana e no ambiente, modelo de desenvolvimento econômico e sistema financeiro; perda da função reguladora do Estado; Imposição dos agrotóxicos banidos no exterior e  Liberação acelerada de agrotóxico no Brasil; Processo de reavaliação de agrotóxico na Anvisa

Eixo 3: Estratégias de enfrentamento do estado brasileiro – na pesquisa, nas políticas públicas e movimento social - Neste eixo serão discutidos: Toxicologia crítica na identificação dos riscos e para proteção ambiental e humana; Estratégias de resistência e enfrentamento no âmbito das políticas públicas; Vigilância popular em saúde; Comunicação, formação e mobilização social para o enfrentamento da problemática dos agrotóxicos; Controle Social e sua atuação junto à regulação de agrotóxicos e transgênicos no Brasil.

EMENTA DO CURSO

Voltar ao topoVoltar