Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para as disciplinas Mudanças Climáticas e Democracia, Desigualdades e Direitos do projeto Saber Comum


13/09/2021

Fundação Oswaldo Cruz

Compartilhar:

Estudantes de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento poderão se inscrever até o dia 16 de setembro de 2021, nas disciplinas Mudanças Climáticas e Democracia, Desigualdades e Direitos do projeto Saber Comum - Educação a Distância e Divulgação Científica. 

O projeto é realizado por meio da cooperação entre diversas instituições de ensino e pesquisa e divulgação científica (UFRJ, Fiocruz, Unirio, UFF, UFRRJ, UERJ, Fundação CECIERJ e TV Alerj). O objetivo é, de modo interdisciplinar, oferecer a estudantes de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento disciplinas de formação geral, que auxiliem na reflexão sobre a esfera do comum, saberes e políticas que dizem respeito à vida coletiva, à divisão de poderes na democracia e aos laços sociais. 

As aulas serão remotas e terão início na semana do dia 13 de setembro. O encerramento está previsto para o dia 24 de dezembro de 2021. As disciplinas serão realizadas em dois momentos: 1) Videoaulas semanais exibidas na TV Alerj de terça a sexta, às 8h30, no canal aberto (10.2) com reprise às 22h30 e na NET (12). Também disponíveis no canal do Youtube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
2) Plataforma Moodle da Fundação Cecierj - ambiente virtual de aprendizagem onde há material de aprofundamento, atividades, debates e interações entre os estudantes. É por meio da participação nesse ambiente que são feitas as avaliações. 

No dia 21 de setembro, duas disciplinas começarão a ser transmitidas na TV Alerj: “Democracia, Desigualdades e Direitos”, em reprise e nova oferta aos estudantes; e a estreia de “Mudanças Climáticas”. 

Veja abaixo os programas das disciplinas, o cronograma e como realizar a inscrição:

Mudanças Climáticas
Horário dos programas na TV Alerj: terças e quintas-feiras, 8h30 a 9h
Ementa completa aqui

Democracia, Desigualdades e Direitos
Horário dos programas na TV Alerj: quartas e sextas-feiras, 8h30 a 9h.
Ementa completa aqui.

Cronograma
Inscrições em disciplinas: até 16 de setembro de 2021.
Início da disciplina: semana de 13 de setembro de 2021.
Encerramento da disciplina: 24 de dezembro de 2021.

Como se inscrever?
Se você é estudante de pós-graduação, você deve se inscrever na disciplina desejada. Verifique a informação sobre sua instituição.
UFRJ, UFRRJ, UERJ, Fiocruz e instituições externas ao projeto:
Contato: ensinosabercomum@forum.ufrj.br

- Disciplina Mudanças climáticas

Ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ
Inscrições por formulário aqui

- Disciplina Democracia, Desigualdades e Direitos

Ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, em disciplina de 30h (IEP 882 - Tópicos Especiais em Estratégias, Desenvolvimento e Sustentabilidade)
Estudantes da UFRJ devem fazer a inscrição pelo SIGA
Demais universidades listadas acima, por formulário aqui

UFF
As inscrições são feitas diretamente com os Programas de pós-graduação que oferecem as disciplinas:
- Democracia, Desigualdades e Direitos (Tópicos Avançados em Economia Social) 
Oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Economia
Contato: sabercomumppge@gmail.com
Inscrições por formulário aqui.
- Mudanças climáticas
Oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica)
Informações para alunos do Programa de Geoquímica e outros programas da UFF no site do PPG: https://www.geoquimica-uff.com.br/

UNIRIO
Os estudantes enviam a intenção de inscrição, por e-mail, às secretarias acadêmicas dos seus programa que repassarão para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI/UNIRIO) que fará a inscrição no sistema da universidade.
- Democracia, Desigualdades e Direitos - Código PROPGPI02
- Mudanças Climáticas - Código PROPGPI03

*Para fins de obtenção de créditos, conforme a regulação de sua universidade, é necessário estar inscrito na disciplina.

Voltar ao topoVoltar