Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Especialistas abordam vários aspectos do SUS em entrevistas


15/07/2016

Compartilhar:

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Saúde (Reciis), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnoclógica em Saúde (Icict/Fiocruz) e o blog da Revista História Ciência e Saúde (HCS), da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), destacam entrevistas de especialistas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Reciis, o pesquisador e professor-titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jairnilson Paim, relebra a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, que fomentou a inclusão da saúde como direito de todos na Constituição de 1988 e deu origem à criação do SUS.

No blog da HCS, dois especialistas foram convidados: o professor Carlos Henrique Assunção Paiva, coordenador do Observatório História e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; e o também professor José Paranuaguá de Santana, agraciado em 2009 pelo Ministério da Saúde com a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz na categoria Ouro. O professor coordena o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) e a Assessoria de Relações Internacionais da Fiocruz-Brasília. 

Leia as entrevistas:

Na saúde, tivemos vários momentos muito difíceis, mas conseguimos dar a volta por cima, Jairnilson Paim

Por um SUS universal e integral, Carlos Henrique de Assunção Paiva

SUS: reanimar ideias para seguir na trilha da reforma sanitária, José Paranaguá de Santana

Voltar ao topoVoltar