Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Escola Politécnica de Saúde renova os cursos da área de biossegurança


28/05/2014

Por Daniela Lessa / Portal Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) oferece novidades na área de biossegurança a partir do segundo semestre de 2014. Uma delas é o novo curso intitulado Jornada de sensibilização, informação e orientação em biossegurança, de 36 horas, coordenado pelo professor Paulo Roberto de Carvalho. O curso está com inscrições abertas de 2 de junho a 8 de julho e será iniciado em 22 de julho.

A outra novidade é a fusão dos cursos de biossegurança e de boas práticas laboratoriais, formando a Qualificação técnica em biossegurança e boas práticas laboratoriais, com cinco módulos e carga horária de 240 horas. Este ano, o curso acontecerá no segundo semestre.

O coordenador de cursos de biossegurança da EPSJV, Silvio Valle, explica que os requisitos mínimos para ingresso nesses cursos e no de Atualização Profissional em Biossegurança em Biotérios é ter o ensino médio completo e experiência de atuação em biotérios. Valle informa que tanto os cursos avulsos quanto o módulo de biossegurança inserido no curso de boas práticas laboratoriais têm duração de uma semana com horário integral. “Antes o curso de Biossegurança em Biotérios tinha duração de 15 dias e meio expediente, mas como recebemos estudantes e profissionais de vários estados e de países da América Latina, decidimos concentrar o curso em uma semana com horário integral. É melhor para esses alunos.”, afirma.

Valle advoga que os conhecimentos sobre biossegurança são fundamentais para os profissionais de laboratórios, biotérios, serviços de saúde etc. pelo fato de esta área ser extremamente regulada. “Há normas, leis e procedimentos que precisam ser cumpridos e que quando não o são resultam em problemas em cascata”, adverte. Ele faz a seguinte analogia: “os problemas de não cumprir as normas de biossegurança são como os lenços de papel dessas caixinhas que existem por aí: a cada vez que se puxa uma folha (problema), várias outras vêm junto”. Por isso, o especialista reforça: “é importante conhecer essas regras para o profissional saber o que está fazendo e o que precisa fazer para não ser apanhado de surpresa pelos órgãos reguladores”.

Para obter mais informações e fazer inscrições, entre em contato com a Secretaria Escolar da EPSJV no e-mail: sescolar@fiocruz.br pelo telefone: (21)3865-9865/9801

Voltar ao topoVoltar