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EPSJV inicia as aulas do Curso Pré-Vestibular Popular Construção


01/07/2022

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Com o objetivo tornar a universidade pública mais acessível a todos, tiveram início, no dia 28 de março, as aulas presenciais do Curso Pré-Vestibular Popular Construção, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O curso, que é inteiramente gratuito, conta com o apoio da Cooperação Social da Fiocruz e reúne 100 jovens e adultos, moradores de territórios vulnerabilizados, na EPSJV, de segunda à sexta-feira, no horário noturno, com aulas de história, português, redação, matemática, física, química, biologia e sociologia. No primeiro dia de aula, a coordenação apresentou os professores e o cronograma do projeto, tirou dúvidas dos estudantes e destacou a importância da Fiocruz na luta pelo fortalecimento da democracia.

Para o coordenador pedagógico do pré-vestibular, Fernando Caldeira, o retorno presencial possibilita uma melhor formação para os vestibulandos, principalmente pela infraestrutura oferecida pela EPSJV. “Certamente, é um fator importantíssimo na diminuição do número de evasões do curso. Receber estudantes, que ficaram longe da sala de aula e desanimados diante das circunstâncias sociais que impõe uma dificuldade maior a eles, em encontros presenciais possibilita diálogos e atividades extraclasse, viabilizando uma formação ampla”, destacou.

Fernando contou que durante os anos de 2020 e 2021, com a pandemia de Covid-19, diversos fatores dificultaram o acontecimento das aulas, como a ausência de aparelhos celulares e computadores para que os alunos pudessem assistir às aulas, além da baixa qualidade da internet, que impossibilitou o acesso em massa aos conteúdos. E ressaltou: “Durante os meses mais críticos da pandemia, a classe popular foi, muitas vezes, excluída de atividades formativas. O presencial muda essa realidade”. 

Na EPSJV desde 2007, um dos fatores importantes do Pré-Vestibular Popular Construção é aliar a prática docente à vontade de transformação de uma realidade socioeconômica desigual. “O curso tem como público-alvo jovens e adultos que, por motivo econômico ou de fraca formação escolar, não têm condições de acesso à universidade. Além do ingresso do aluno em um curso superior, outro objetivo do nosso projeto – mais amplo – é que, a partir de discussões sobre nossa sociedade, os alunos possam se ver como construtores de seu tempo, sentindo-se capazes de atuar em sua realidade e modificar o todo social a que pertencem”, concluiu Fernando.

Acesse o site do curso aqui.

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