Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Entrevista: Mario Carlón (Universidade de Buenos Aires) fala sobre processos de midiatização

Mario Carlon de pé, em frente a um quadro escrito Icict

06/04/2023

Marcella Vieira (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Os processos de midiatização vêm transformando a sociedade de forma tão profunda que se tornaram tão importantes quanto o individualismo, a globalização e a urbanização. A afirmação é do pesquisador argentino Mario Carlón, professor da Universidade de Buenos Aires (UBA) e um dos principais teóricos sul-americanos dos estudos de midiatização. Para ele, que é doutor em Ciências Sociais, as sociedades contemporâneas se tornam cada vez mais complexas, numa dinâmica que vem gerando uma paisagem social altamente midiatizada.   

Para compartilhar e debater esses estudos, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz) recebeu, na semana de 13 a 17 de março, Mario Carlón, que ministrou o curso A midiatização das sociedades contemporâneas: desafios teórico-metodológicos para estudos sobre saúde e divulgação científica. As aulas foram oferecidas em parceria com dois programas de pós-graduação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGDC) e História das Ciências e da Saúde (PPGHCS). 

Durante o curso, o professor abordou conceitos como teorias e estudos de midiatização, hipermidiatização contemporânea e circulação de sentidos. A iniciativa integra o fortalecimento da Fiocruz na internacionalização dos seus programas de pós-graduação e a valorização de redes de pesquisa entre instituições do eixo sul-sul, promovendo a consolidação de um pensamento latino-americano com características teórico-epistemológicas próprias e a formação de pesquisadores em tema comum aos programas proponentes.

Foram cinco dias de debates e estudos de casos, fornecendo aos alunos uma abordagem dos estudos de midiatização e circulação, enfocando aspectos teóricos e metodológicos e dando subsídios para a compreensão das práticas comunicativas midiatizadas e suas inter-relações com os temas da saúde e da divulgação científica. O curso foi contemplado pela chamada - realizada em 2022 - de cursos de curta duração com abrangência internacional da vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.

Pelo PPGICS, Kátia Lerner e Inesita Soares de Araújo foram as docentes responsáveis pelo curso; Marina Ramalho foi a professora responsável pelo PPGDC. As aulas foram realizadas no quarto andar do campus Maré da Fiocruz, espaço inteiramente dedicado às atividades de ensino do Icict, e no auditório do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) da Casa de Oswaldo Cruz, no campus Manguinhos.

Confira a entrevista no site do Icict.
 

Voltar ao topoVoltar