Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ensp abre inscrições para cursos de mestrado e doutorado


23/08/2022

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) deu início ao processo seletivo 2023 dos seus três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Os editais para os Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública, já estão disponíveis no Portal de Ensino da Escola. Confira os editais de cada Programa, com opções de mestrado e doutorado. As inscrições para todos os cursos seguem abertas até 9 de setembro.

“Os Programas Stricto Sensu da Ensp se destacam no cenário nacional e têm papel relevante no fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Os três Programas com editais abertos visam uma formação qualificada de alunos de Mestrado e Doutorado em temáticas estratégicas do processo saúde-doença, na diminuição das desigualdades, dos determinantes de saúde e do ambiente. Estamos entusiasmados em retomar o processo seletivo presencial e receber os novos alunos”, destacou a Vice-Diretora de Ensino da Ensp, Enirtes Caetano, em expectativa ao processo seletivo para 2023. 

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

O Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (PPGSP) combina tradição com atualização. Teve sua primeira turma de mestrado em 1967 e desde 1977 foi formalmente institucionalizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao longo deste anos tem contribuído ativamente para a conformação da saúde coletiva no país. As ações incluem o ensino de Pós-Graduação, a pesquisa, a colaboração com estruturas governamentais em todas as esferas e com organizações da sociedade civil. Vários de seus ex-alunos ocupam posições de destaque em diferentes áreas de atuação, dentro e fora do país. Várias teses e dissertações tem sido premiadas. 

O ensino se organiza em torno de 3 vertentes principais: Complexidade dos processos saúde-doença e do cuidado em saúde; Relação entre Estado e sociedade na construção de políticas públicas de saúde; e Organização e funcionamento de sistemas, serviços e práticas de saúde. “Nem mesmo a pandemia de Covid-19 foi capaz de paralisar suas atividades. Ao contrário, seus quadros, incluindo os alunos. se somaram a outros no país para a busca de soluções. Aguardamos você para se juntar a nós e vivenciar a Escola Nacional de Saúde Pública por meio do PPGSP”, ressaltaram os coordenadores do Programa, Rondineli Mendes da Silva e Vera Lucia Luiza.

Editais:
Mestrado

Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente possui importância na capacitação de docentes, pesquisadores e gestores em saúde e ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, voltada para a análise e a proposição de soluções sobre os efeitos decorrentes das exposições ambientais na saúde humana. 

“Esperamos formar profissionais dentro de uma abordagem integrada dos problemas ambientais, por meio de estudos epidemiológicos, ecológicos e toxicológicos, permitindo uma análise dos efeitos à saúde humana e ambiental”, destacou o coordenador do PPGSPMA, Enrico Saggioro. 

Editais:
Mestrado

Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública

O Programa de Epidemiologia em Saúde Pública oferece formação em Epidemiologia no mestrado acadêmico e no doutorado acadêmico com linhas de pesquisa que se situam em interface com a Saúde Pública. Alunos e alunas desenvolvem dissertações de mestrado e teses de doutorado originais e com componentes inovadores, baseados em sólida fundamentação e análise robusta de dados e informações. Tem como objetivo a formação de docentes, pesquisadores e gestores numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. 

“O Programa foi desenhado para capacitar profissionais para análise, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas públicas e tecnologias, considerando os contextos epidemiológico, social e ambiental nos cenários nacional e internacional”, descreveu o coordenador do PPG EPI, Daniel Villela. 

Editais:
Mestrado 

Doutorado
 

Voltar ao topoVoltar